História Ensino Extensão Sustentabilidade Inovação Inclusão Capacitação Diário de Memórias Participe
imagem de fundo

História

Em 2018, o Brasil comemora dez anos de criação dos Institutos Federais e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) é um dos principais representantes dessa política que leva educação gratuita e de qualidade para milhões de estudantes em todo o Brasil.

O trabalho na área da educação da Rede Federal começou muito mais cedo, ainda em 1909, e a primeira unidade do que se tornaria o IFTM surgiu na década de 1950, em Uberaba (MG), com o nome de Centro de Treinamento em Economia Doméstica Rural. Alguns anos mais tarde, mudou para Colégio de Economia Doméstica Rural Dr. Licurgo Leite. Depois, esse e o recém-surgido Colégio Agrícola de Uberlândia se tornaram Escola Agrotécnica Federal de Uberaba e de Uberlândia.

Em 2002, a escola de Uberaba transformou-se em Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), contando em sua estrutura com as Unidades de Ensino Descentralizadas (UNEDs) de Ituiutaba e Paracatu. Finalmente, em dezembro de 2008, o CEFET e a Escola Agrotécnica de Uberlândia se juntaram para formar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Nos anos seguintes, a expansão do IFTM continuou, com a abertura de novas unidades. Atualmente, o IFTM conta com nove campi localizados nas cidades de Uberaba, Uberlândia, Patrocínio, Patos de Minas, Paracatu, Ituiutaba e Campina Verde; dois polos presenciais, em Ibiá e João Pinheiro; dezessete polos de educação à distância; e uma Reitoria, localizada na cidade de Uberaba. Com essa estrutura, o IFTM atende mais de 10.000 estudantes e conta com mais de 1000 servidores.

Criado em 28 de dezembro de 2008, o IFTM surgiu para ser referência educacional no Triângulo Mineiro e após uma década permeada de muito trabalho e desafios, ele vem se consolidando a cada dia como uma instituição de destaque nos mais diversos aspectos.

Anualmente, o Instituto oferece, de forma gratuita, mais de 1700 novas vagas em cursos técnicos de nível médio, cerca de 600 vagas em cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e cursos de idiomas para a comunidade interna e externa.

A instituição possui hoje 26 Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, além de outras 23 opções de Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio. Na graduação, oferta cursos de bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos, sendo que o cardápio desses cursos conta com 23 opções em suas diferentes unidades. Além disso, o IFTM garante a possibilidade de continuidade dos estudos, com a oferta de dez cursos de especialização e outros quatro cursos de mestrado. Para quem deseja expandir seus horizontes, é possível aprender os idiomas espanhol, inglês ou francês, e fazer cursos de Língua Brasileira de Sinais ou Braile.