História Ensino Extensão Sustentabilidade Inovação Inclusão Capacitação Diário de Memórias Participe
Imagem de fundo

Sustentabilidade

Em 2018, o IFTM deu um grande passo rumo à sustentabilidade. Desde o dia 1º de janeiro, está vigente na instituição o projeto Papel Zero, que levou as rotinas administrativas para o ambiente eletrônico. Dessa forma, o projeto permite a elaboração, edição, assinatura e trâmite de documentos e, com isso, garante boa economia de papel em relação ao período anterior, quando os trâmites eram feitos em sua maioria por meio físico.

Outra iniciativa, iniciada em agosto de 2018, vem da Reitoria. Por meio de placas de radiação solar fotovoltaicas, o prédio produz boa parte da energia elétrica que utiliza. Conforme dados disponibilizados em 5 de setembro de 2018, no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a usina fotovoltaica do IFTM é considerada a maior de Uberaba.

Sistema fotovoltaico instalado na Reitoria do IFTM.
Sistema fotovoltaico instalado na Reitoria do IFTM.

A instalação do sistema gerou economia na fatura de energia mensal em torno de R$ 3500,00 e o consumo médio de energia caiu para menos da metade. Para o futuro, o IFTM busca consolidar esse projeto, levando-o para os campi, de modo que o Instituto se torne autossuficiente na produção de energia elétrica.