Ir para o conteúdo

ConInterEPT – Congresso de Internacionalização e Educação Profissional e Tecnológica

Congresso de Internacionalização, Educação Profissional e Tecnológica

Saiba mais sobre o II ConInterEPT 2018.

O Congresso de Internacionalização e Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro pretende despertar o interesse dos participantes por meio das áreas de atuação dos cursos de formação técnica, tecnológica, das licenciaturas e cursos de pós-graduação oportunizando o desenvolvimento de ideias inovadoras, formação cidadã e desenvolvimento sustentável.

O evento é voltado à integração e à geração de um ambiente que estimule o surgimento, a ampliação e a diversificação da educação profissional. O IFTM visa a participação da comunidade acadêmica, interna e externa, local, regional, nacional e internacional, com a finalidade de fomentar a capacidade de iniciativa e busca do novo.

IFTM no Congresso

O IFTM define-se como uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, com o foco em desenvolver o estudo, a fruição nas linguagens artísticas e contribuir para uma formação profissional comprometida com os aspectos imateriais, subjetivos, simbólicos e socioafetivos. A valorização da igualdade na formação humana e respeito às diferenças em uma instituição de ensino mostra-se, sem dúvida, uma excelente iniciativa para a construção de uma sociedade menos excludente e mais justa. Transformar as instituições de ensino em um espaço inclusivo significa contribuir para que todos os alunos se desenvolvam com valores de respeito ao outro e às diferenças.

Os processos artísticos, além de contribuir para a revisitação das culturas de tradição, podem estabelecer ressignificações que possibilitem estabelecer diálogos mais verticais com diferentes linguagens culturais e em diferentes áreas do conhecimento. Assim, espera-se proporcionar o incentivo à valorização do protagonismo artístico local e regional, promovendo a interlocução entre os estudantes das esferas federal, estadual e municipal, servidores e comunidade externa do IFTM.

Programação

Durante três dias, o evento pretende desempenhar a promoção das atividades de inclusão, arte, cultura, pesquisa e inovação, extensão tecnológica, ensino e internacionalização, desenvolvidos por alunos, servidores técnicos-administrativos e docentes, integrados à comunidade, meio empresarial, internacionalização e administração pública.

A educação profissional, por meio das ações construídas ao longo de sua trajetória histórico-social, embasa e incentiva o IFTM a se comprometer e valorizar a formação cultural. Além de sistematizar e difundir as ações culturais já existentes em cada campus, capacita tecnologicamente jovens e adultos a fim de contribuir efetivamente para que seja um forte propulsor da inovação, das artes e cultura na região de abrangência do IFTM (link para exibir mapa).

Participação Internacional

Países do MERCOSUL, América do Norte, da Europa e organizações internacionais também participarão do evento.

Mapa da região de abrangência do IFTM: Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais.
Voltar para o topo

Apoio: