Como publicar

Atualizado em 10/11/2023 09h19

Todas as publicações da Editora IFTM passam por avaliação, conforme etapas abaixo descritas:

1ª etapa: Submissão conforme Edital

As submissões para publicações na Editora IFTM ocorrem por meio de Editais de chamamento para publicação, que são amplamente divulgados na página do IFTM, redes sociais e correio eletrônico.

2ª etapa: Pré-avaliação do Conselho Editorial

O Conselho Editorial da Editora IFTM avaliará se a submissão atende os critérios do Edital ao qual se vincula e elaborará parecer a respeito da obra a ser publicada. Se o parecer for favorável, a obra será encaminhada para avaliação de mérito, por parecerista da mesma área de conhecimento

3ª etapa: Conselho Científico

Os integrantes do Conselho Científico da Editora IFTM, que são membros externos ao IFTM, avaliam a publicação. Se aprovada, a obra é encaminhada de volta ao Conselho Editorial para encaminhamento das etapas de finalização, conforme previsto em Edital.

Observações importantes

  • A Editora IFTM tem foco acadêmico e a seleção de títulos será sempre coerente com esse perfil editorial. Entre os nichos que a Editora não publica estão: autoajuda, guias de turismo, infanto-juvenil, empresariais, entre outros.
  • O recebimento de originais pela Editora IFTM não implica qualquer compromisso de publicação.
  • A resposta da Avaliação Editorial será encaminhada ao autor de maneira objetiva, sem o detalhamento das razões pelas quais se chegou àquela conclusão, seja ela positiva ou negativa.
  • Será mantido sempre o sigilo de seus consultores.
  • Tendo em vista a possibilidade de grande número de originais recebidos, não há previsão rigorosa de prazo para o envio de uma resposta positiva ou negativa aos proponentes, embora todos os esforços sejam feitos para que isso seja realizado no menor prazo possível.
  • A decisão do Conselho Editorial é final e soberana. A Coordenação da Editora coloca-se à disposição para dirimir eventuais dúvidas remanescentes sobre o processo de envio.