Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > “Bullying no ambiente educacional: direitos e deveres” foi tema de palestra realizada no Campus UPT

Evento foi pensado para toda a comunidade acadêmica, principalmente pais e alunos do ensino médio técnico

• Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 13/11/2019 às 16:23
  • Última modificação 14/11/2019 às 09:51
Palestra "Bullying no ambiente educacional: direitos e deveres"
Crédito: Divulgação

Com o objetivo de colaborar com a redução de conflitos no ambiente Educacional, o projeto “Escola de pais” promoveu nessa terça-feira, dia 12 de novembro, a palestra “ Bullying no ambiente educacional: direitos e deveres” com o Promotor de Justiça, André Tuma Delbim Ferreira, coordenador da Coordenadoria de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Triângulo Mineiro.

A “Escola de pais”, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, tem como objetivo oferecer às famílias produtivas oportunidades de interação e participação junto à comunidade escolar, de maneira que possam assumir um papel de protagonismo enquanto integrantes ativos da rede formal e informal de educação.

Como estratégia para efetivar esta construção coletiva, várias temáticas de relevância para o âmbito educacional são trazidas a foco para discussão e reflexão, com vistas a gerar um impacto positivo no cotidiano e prática da vida escolar. A primeira ação realizada pelo projeto foi a palestra “Em busca de limites” ministrada pela professora do campus Uberaba, Antônia Terezinha da Silva (mais conhecida como professora Toninha) que foi realizada junto à reunião de pais e mestres no dia 23 de maio desse ano.

“A palestra ‘Bullying no ambiente educacional: direitos e deveres’ vem exatamente ao encontro de uma das atuais finalidades prioritárias da instituição: a conscientização social, a ética do respeito e o trabalho inclusivo com relação às diferenças e a diversidade”, afirma Marina Beatriz Ferreira Vallim, Intérprete de Libras e integrante do NAPNE.

Antes da palestra o grupo de teatro InterAção apresentou a peça “(A) colher”, espetáculo que aborda o feminicídio e a violência contra a mulher e que foi vencedora do terceiro lugar como melhor cena e melhor direção no Fest 15 2019, Festival de Teatro da UFTM. A peça foi elogiada pelo Promotor André Tuma, que disse ser muito importante que o grupo aborde temas como esse e “incomode” o público, trazendo à luz assuntos que não devem mais ficar fora das discussões.

Durante a palestra, o Promotor falou sobre a Lei 13.185/2015 que trata do programa de combate à intimidação sistemática (Bullying) e trouxe alguns dos conceitos que estão na legislação, como o de Bullying: “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.”

Também descreveu como o problema ocorre e citou suas classificações (verbal, moral, social, dentre outras). Além disso, falou das principais consequências do Bullying e algumas ações que podem ser efetivas para evitar que ele aconteça e, se já estiver acontecendo, como proceder para interrompê-lo.

Outro ponto tratado pelo palestrante foi a importância da prevenção, afirmando que a promoção de palestras como essa são fundamentais para a diminuição da incidência do Bullying no ambiente escolar. E ressaltou que é obrigação dos estabelecimentos de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistêmica (Bullying).

O projeto “Escola de pais” continuará trazendo para debate temas importantes para o cotidiano escolar, portanto fique atento à agenda de eventos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e não perca a oportunidade de participar dessas discussões.