Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Palestra promovida pelo Projeto de Extensão P.A.I abordou adoção responsável e controle populacional de cães e gatos

Evento aconteceu no dia 21 de novembro, com a participação de estudantes, servidores e membros da comunidade externa

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 22/11/2019 às 10:20
  • Última modificação 22/11/2019 às 14:01
Palestra “Adoção responsável e controle populacional de cães e gatos”
Crédito: Comunicação Social e Eventos - Campus Uberaba

No dia 21 de novembro,  integrantes do Projeto de extensão do Campus Uberaba P.A.I. - Protetores dos Animais do IFTM, coordenado pela professora Andrezza Pamplona, promoveram a palestra “Adoção responsável e controle populacional de cães e gatos”, proferida pela Dra. Ana Liz Ferreira Bastos, médica veterinária com doutorado em epidemiologia.

O diretor geral do Campus Uberaba, professor Rodrigo Afonso Leitão, enfatiza que a questão do controle populacional de cães e gatos deve ser tratada com a seriedade e o profissionalismo que requer. "Estamos tratando da “Saúde Única”, ou seja, envolve animais, humanos e ambiente. O campus Uberaba deve se envolver na busca de soluções em conjunto com outras instituições e com poder público", ressalta Rodrigo Leitão.

O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) e da Direção Geral do Campus Uberaba.  Neste dia, também aconteceu o Bazar do Projeto P.A.I., com a vendas de roupas, calçados e acessórios.

Conheça mais sobre o Projeto P.A.I. - Protetores dos Animais do IFTM

Campus Uberaba do IFTM e suas imediações, infelizmente, são locais de abandono de animais domésticos há vários anos.  Embora o abandono e os maus tratos a animais sejam crimes, uma grande parte das pessoas desconhece a legislação a respeito, Leis Federal nº 9.605/98 e Estadual nº 22.231/2016. Sabe-se ainda que a fiscalização em uma área tão grande é difícil e a punição nem sempre é efetiva.

Por esses motivos, acredita-se que uma das formas mais eficientes para minimização do problema seja a educação ambiental aliada à informação.

No ano de 2016, com a aprovação do P.A.I. como projeto de  extensão,  buscou-se  dar  continuidade  às  atividades, que até então vinham sendo realizadas de forma voluntária, e desenvolver ações de educação ambiental crítica voltadas para a comunidade acadêmica e comunidade externa.

As atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão têm como público-alvo a comunidade do Campus Uberaba,  a fim de criar uma rede de multiplicadores das informações, capacitando-os a exercer o seu papel como cidadão e sendo levados a repensar suas atitudes em relação ao meio ambiente e, por consequência, melhorando as condições de vida.

Por meio da capacitação dos bolsistas, desenvolvimento de material instrucional e metodologias transformadoras, alunos, servidores e terceirizados recebem informações  sobre o abandono e os maus tratos a animais, suas causas e consequências.