Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM participa do IV Congresso Regional da Pessoa com Deficiência

IFTM participa do IV Congresso Regional da Pessoa com Deficiência

Servidoras da Pró-reitoria de Extensão Tecnológica representaram a instituição no evento

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 07/02/2020 às 14:00
  • Última modificação 07/02/2020 às 16:14
Servidoras da Pró-reitoria de Extensão Tecnológica do IFTM representam a instituição no Congresso Regional da Pessoa com Deficiência
Crédito: Arquivo institucional

A Pró-reitora de Extensão Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), representado pelas servidoras Fabiana de Freitas Batista e Roberta Daiane Ribeiro, participaram do IV Congresso Regional da Pessoa com Deficiência (PCD), promovido pela Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), do Departamento de Proteção Social Básica e do Projeto de Inclusão Social Portas Abertas. O evento ocorreu no dia 4 de fevereiro em Uberaba/MG, no Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC) e reuniu autoridades, profissionais, estudantes e servidores de Uberaba e região.

Foram 567 inscritos de 12 municípios e a temática desse ano foi “Nada sobre nós sem nós: da integração à inclusão”, com as palestras “Educação ao longo da vida para as Pessoas com Deficiência”, ministrada pelo coordenador clínico da APAE Uberaba, Dr. Alex Abadio Ferreira; “Inclusão...Utopia ou Realidade?”, ministrada pela psicopedagoga Michelli Sabatini; “Os Avanços e Desafios para o cumprimento da lei de cotas”, ministrada pela Auditora Fiscal do Trabalho Raquel Baldo; e "Aprendizagem para Pessoas com Deficiência”, ministrada pela educadora social na Rede Cidadã, Bárbara Martins Souza.

Além das palestras, ocorreram também apresentações culturais do Instituto dos Cegos, da ADEFU (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba), de alunos da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), da ABRACE (Associação Brasileira de Reabilitação e Alfabetização de Crianças Excepcionais), minicursos, mesa redonda e relatos de experiências exitosas de empresas privadas na contratação de PCD.

As servidoras também participaram do minicurso “Técnicas de Orientação e Mobilidade”, com o objetivo de vivenciar, na prática, condutas e procedimentos adequados em relação à orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual, momento em que foram convidadas a relatar suas experiências, após serem conduzidas de olhos vendados pelas instalações do Instituto de Cegos.

Para o IFTM, momentos como esses são extremamente reflexivos principalmente no ambiente educacional, pois além de reforçar a necessidade de inclusão de estudantes e propiciar condições de permanência e êxito, torna-se possível discutir melhores políticas públicas e garantir uma efetiva inclusão das pessoas com deficiência.