Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Campus Uberaba realiza solenidade de Outorga de grau

Campus Uberaba realiza solenidade de Outorga de grau

A cerimônia aconteceu dia 12 de fevereiro no Cine Teatro Vera Cruz

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 14/02/2020 às 13:30
  • Última modificação 14/02/2020 às 13:32
Solenidade de Outorga de grau
Crédito: Comunicação Social e Eventos - Campus Uberaba

Aconteceu na noite do dia 12 de fevereiro, no Cine Teatro Vera Cruz, a solenidade de Outorga de grau dos cursos de bacharelados em Engenharia Agronômica e Zootecnia; licenciaturas em Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Química; e Tecnologia em Alimentos.

Fizeram parte da mesa de honra a professora Deborah Santesso Bonnas, reitora do IFTM; o professor Luís Fernando Santana, diretor geral do Campus Uberaba; o professor Márcio José de Santana, paraninfo do curso de bacharelado em Engenharia Agronômica; o professor Nilo Sérgio Ferreira de Andrade, nome de turma da Engenharia Agronômica e o professor José Humberto Oliveira Filho, coordenador do Tecnologia em Alimentos, representando os demais coordenadores de curso.

Foram homenageados pelos formandos os professores: Ana Carolina Fávero, Haroldo Silva Vallone, Fabiana Martins Batista, Maria das Graças Assunção do Carmo, Brunno Borges Canelhas, Bruno Pereira Garcês e Fernanda Barbosa Borges Jardim. Também foram homenageados os técnicos administrativos: Paulo Henrique Shiguero Chiba, Rogério Oliveira do Amaral, Danilo Pavan Rezende e Cíntia Cristina de Oliveira.

Também prestigiaram a solenidade a professora Marlene Jerônimo, vice-reitora do IFTM, e o professor Ruy de Aguiar Araújo Júnior, pró-reitor de extensão tecnológica.

Os formandos Maria Eduarda Gonçalves Jacob, Sanderly Borges Rodrigues, Gildeon Ferreira Lins e Paloma Carolina de Carvalho foram os juramentistas. E Luiz Carlos Miranda Pereira Júnior proferiu a oratória em nome dos novos profissionais.

O paraninfo Márcio Santana discursou aos diplomados, destacando a importância da humanização no desempenho de cada profissional em sua área de atuação. Enfatizou também o compromisso do IFTM com o ensino de qualidade, empenhado na formação do aluno como ser humano em sua integralidade.

O diretor geral, Luís Fernando Santana, também professor homenageado pelo Bacharelado em Zootecnia, falou, em seu discurso, sobre o ciclo que se encerra com a graduação e o início de uma nova etapa como profissionais. Desejando sucesso aos novos profissionais, o diretor geral destacou a importância da perseverança na profissão escolhida para a superação das dificuldades.

Finalizando, Santana ressaltou aos presentes a relevância social do trabalho dos servidores públicos, especialmente os profissionais da educação. De forma abjeta, os servidores públicos foram comparados a parasitas por um, também, servidor público, membro da Alta Administração Federal do Brasil, como aqueles que fazem algum mal à nação.

Valendo-se da mesma analogia, Santana destacou a resiliência como uma característica dos parasitas, para que o serviço público federal, especialmente, a Rede de Educação Profissional e Tecnológica continue seguindo, apesar das políticas públicas desfavoráveis, o propósito de formar cidadãos e profissionais compromissados com o país e não com determinada classe política.

O encerramento da solenidade foi feito pela reitora Deborah Santesso, que parabenizou os concluintes e familiares pela conquista do grau superior. A reitora reforçou a necessidade do comprometimento e da ética na trajetória profissional.

Ao final da cerimônia, os novos profissionais receberam os cumprimentos dos professores, familiares e amigos.