Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patrocínio > Últimas Notícias > IFTM Campus Patrocínio realiza viagem precursora do Projeto Rondon

IFTM Campus Patrocínio realiza viagem precursora do Projeto Rondon

Professor Júnio Moreira se reuniu com representantes de comunidades e instituições

• Por IFTM Campus Patrocínio
  • Publicado em 29/04/2015 às 11:48
  • Última modificação 29/04/2015 às 12:55
Professor Júnio Moreira (primeiro da direita para a esquerda) reunido com representantes de vários segmentos em Nossa Senhora do Livramento
Crédito: Rita de Cássia

O professor e coordenador do Projeto Rondon no IFTM Campus Patrocínio, Júnio Moreira, viajou a Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso, onde acontecerá a Operação Bororos, do Projeto Rondon. O IFTM Campus Patrocínio obteve, em fevereiro deste ano, em nota emitida pelo Ministério da Defesa, a notícia da aprovação para integrar a operação, programada para os dias 10 a 26 de julho de 2015. Nossa Senhora do Livramento encontra-se na Baixada Cuiabana, cerca de 38 km da capital do Estado.

Durante a estadia no município, o professor Júnio Moreira participou de compromissos com lideranças locais juntamente com o professor do Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha), Rogério Reolon Anése. O objetivo dessa primeira visita é conhecer os diversos locais de atuação da equipe, tanto na cidade quanto no interior, além de contatar autoridades, instituições e comunidades, a fim de ajustar o Plano de Trabalho.

O grupo definiu que as ações serão concentradas em cinco comunidades rurais: Eliete Pedrosa, Escola Estadual Quilombola, Serra das Araras, Escola do Figueiral e Escola do Ribeirão dos Cocais, além das atividades na sede situada em Nossa Senhora do Livramento. “Consideramos que 80% da população de Nossa Senhora do Livramento encontra-se no meio rural, fazendo com que a base econômica do município esteja calcada na produção agrícola, majoritariamente familiar, bem como no garimpo, além do comércio e empregos públicos. Em muitas ações trabalharemos em conjunto com a outra universidade”, detalhou o docente.

Na visão do professor Júnio Moreira, "o Rondon é um projeto de integração social, de proporções nacionais e que levará não só cidadania à comunidade desse município como também possibilitará aos nossos alunos experiências engrandecedoras".

Uma reunião será realizada no dia 29 de abril, no Campus Universitário com integrantes do Núcleo do Projeto Rondon para início dos ajustes de ações e elaboração de oficinas.