Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Paracatu > Últimas Notícias > Flisol 2015 é realizado no IFTM Campus Paracatu
Início do conteúdo da página
Notícias

Flisol 2015 é realizado no IFTM Campus Paracatu

Flisol Paracatu 2015 recebe mais de 300 pessoas e sete cidades em uma programação bem variada

  • Por IFTM Campus Paracatu
  • Publicado em 01/05/2015 às 23:15
  • Última modificação 05/05/2015 às 00:56
Palestra de abertura do Flisol Paracatu 2015
Palestra de abertura do Flisol Paracatu 2015
Crédito: Alessandra Mendes (Projeto Marketing Digital)

O IFTM realizou o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol) durante todo o sábado, 25 de abril, com várias atrações, entre elas o Install Fest, oficinas e palestras baseadas na temática da difusão do software livre e da segurança digital. O IFTM recebeu participantes de sete cidades de três estados diferentes do país, que se somaram a mais de 300 participantes da cidade de Paracatu-MG.

A palestra magna do evento, com o título Navegar nas redes sociais: ato de liberdade ou ato criminoso?, foi espaço importante para que os presentes sanassem dúvidas acerca dos direitos e deveres da internet, sobretudo, com relação ao Marco Civil da Internet e em relação aos crimes de ódio na internet. Os palestrantes Núbia Oliveira e Wenderson Oliveira, coordenadores dos cursos de Administração e Direito, respectivamente, na faculdade Atenas, em Paracatu-MG, fizeram larga exposição de temas atuais apresentando novidades e, a partir de casos reais, exemplificando a aplicação das leis em atos criminosos na internet.

Durante todo o evento, foram realizadas doze oficinas com os participantes. As que tiveram maior adesão foram as de Técnicas de Invasão, Arduíno, manipulação de banco de dados MySQL, criação de scripts em Phyton e controle financeiro utilizando o software de edição de planilhas eletrônicas LibreOffice Calc.

O Install Fest, um espaço durante o Flisol dedicado à instalação de sistemas operacionais e aplicativos de código aberto, contribui para a difusão do software livre na comunidade que rodeia a instituição que realiza o evento. Somente na ocasião, foram realizadas 11 instalações de sistemas operacionais (Ubuntu e Debian) nos computadores de participantes, além de pelo menos três aplicativos de código aberto.

O IFTM firmou ainda parceria com a Editora Novatec para que todos os participantes do Flisol 2015 pudessem garantir um desconto de 25% na compra de livros didáticos no site da editora. Maiores informações acerca do Flisol 2015 e de toda a equipe organizadora estão disponíveis no site flisolparacatu.com.br.

 

Matéria: Bruno Cidadão (Projeto Marketing Digital)



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página