Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos serão premiados por criação de mascote para evento internacional

Alunos serão premiados por criação de mascote para evento internacional

Estudantes do IFTM venceram concurso para escolha da mascote do Congresso Internacional de Matemáticos 2018

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 13/05/2015 às 09:39
  • Última modificação 13/05/2015 às 20:25
Proposta apresentada pelos alunos do IFTM
Crédito: Tadeu Fernandes e Victor Oliveira

Acontece, no dia 14 de maio, a premiação do Concurso ICM Jovem 2018, promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Na cerimônia, serão premiados os alunos uberabenses do IFTM, Thadeu Fernandes Silva Barros e Victor Oliveira Almeida, do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

O concurso recebeu, de diversas instituições de educação básica de todo o Brasil, propostas para a mascote oficial do Congresso Internacional de Matemáticos 2018. A proposta dos alunos do IFTM, chamada de Aramat, tornou-se finalista, após análise da comissão julgadora da competição, e venceu por meio de voto popular no site do concurso.

Com abrangência nacional, a premiação promovida pela SBM é aberta ao público e será realizada no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, a partir das 19h. Estarão presentes o presidente da SBM, Marcelo Miranda Viana da Silva, o reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, o diretor do IFTM Campus Uberaba, Rodrigo Afonso Leitão e o diretor do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Frederico Renato Gomes. No evento, será apresentada a mascote criada e os vencedores serão premiados com um notebook e um convite para participar do Congresso Internacional de Matemáticos, que acontece no Rio de Janeiro em 2018.

Proposta vencedora

Aramat foi a proposta apresentada pelos alunos do IFTM. A versão final da mascote está sendo trabalhada por uma agência de comunicação do Rio de Janeiro e será apresentada em um evento futuro.

Os estudantes, após realizarem pesquisas, descobriram que a espiral logarítmica, uma linha curva plana que gira ao redor de um ponto central chamado polo, afastando-se ou aproximando-se deste, está presente na natureza, tanto na fauna como na flora. O nome Aramat vem da junção das iniciais das palavras arara e matemática.

Os alunos afirmam que, após muita discussão, concluíram que a arara azul seria a melhor forma de representar o Brasil, através de sua fauna, e também o público jovem, pela sensação de liberdade transmitida pelo seu voo.

Sobre o Congresso Internacional de Matemáticos

O Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), o evento mais importante no mundo da Matemática, é realizado a cada quatro anos desde 1897. Matemáticos de todo o mundo se reúnem nesse encontro para discutir os principais avanços da pesquisa em todas as áreas da disciplina e desenvolver novos projetos, divulgando a importância da Matemática para a sociedade.

Nesse evento, são anunciados os ganhadores dos prêmios mais importantes da Matemática, que incluem a medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel entre os matemáticos.

Essa é a primeira vez que o ICM será realizado no hemisfério sul. O ICM 2018 acontecerá no Rio de Janeiro no mês de agosto, entre os dias 7 e 15.