Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFTM foram premiados pela criação da mascote do ICM 2018

Alunos do IFTM foram premiados pela criação da mascote do ICM 2018

Estudantes venceram concurso nacional que escolheu a mascote do Congresso Internacional de Matemáticos 2018

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 15/05/2015 às 09:24
  • Última modificação 15/05/2015 às 10:27
Marcelo Viana, Thadeu Fernandes, Raquel Bodart, Roberto Gil e Victor Oliveira, durante a entrega da premiação
Crédito: Danilo Silva de Almeida

Em 14 de maio, foi entregue a premiação aos estudantes do IFTM Thadeu Fernandes Silva Barros e Victor Oliveira Almeida, pela criação da mascote da próxima edição do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), através do Concurso ICM Jovem 2018.

O evento, realizado no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, a partir das 19h, contou com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, professor Marcelo Miranda Viana da Silva que, juntamente ao reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, entregou aos vencedores e à professora de Matemática Raquel Bodart, orientadora do trabalho, um notebook e os ingressos para participação no congresso.

Proposta vencedora

Aramat foi a proposta apresentada pelos alunos do IFTM.

Os estudantes, após realizarem pesquisas, descobriram que a espiral logarítmica, uma linha curva plana que gira ao redor de um ponto central chamado polo, afastando-se ou aproximando-se deste, está presente na natureza, tanto na fauna como na flora. O nome Aramat vem da junção das iniciais das palavras arara e matemática.

Os alunos afirmam que, após muita discussão, concluíram que a arara azul seria a melhor forma de representar o Brasil, através de sua fauna, e também o público jovem, pela sensação de liberdade transmitida pelo seu voo.

Sobre o Congresso Internacional de Matemáticos

O Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), o evento mais importante no mundo da Matemática, é realizado a cada quatro anos desde 1897. Matemáticos de todo o mundo se reúnem nesse encontro para discutir os principais avanços da pesquisa em todas as áreas da disciplina e desenvolver novos projetos, divulgando a importância da Matemática para a sociedade.

Nesse evento, são anunciados os ganhadores dos prêmios mais importantes da Matemática, que incluem a medalhaFields, considerada o Prêmio Nobel entre os matemáticos.

Essa é a primeira vez que o ICM será realizado no hemisfério sul. O ICM 2018 acontecerá no Rio de Janeiro no mês de agosto, entre os dias 7 e 15.