Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFTM participa do lançamento de frente parlamentar mista em defesa dos IFs e do ensino técnico

Frente pretende consolidar a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 22/05/2015 às 14:21
  • Última modificação 25/05/2015 às 08:25
Reitor do IFTM e autoridades participaram do lançamento
Crédito: Heraldo Marcus Rosi Cruvinel

No dia 20 de maio de 2015, o reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, participou do lançamento da frente parlamentar em defesa dos institutos federais e do ensino técnico em Brasília. Coordenada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), a frente defenderá a continuidade e a consolidação da expansão da Rede Federal, além do cumprimento da meta 11 do Plano Nacional de Educação (PNE), que triplicará a oferta da educação profissional nos próximos dez anos.

Em seu discurso, Belchior Rocha ressaltou que a expansão da Rede e a valorização do ensino técnico são estruturantes para o país. “Precisamos manter as verbas e ampliar os recursos para a educação. O Brasil não pode mais esperar para dar um salto na produção do conhecimento, e essa Frente servirá de base parlamentar dentro do Congresso Nacional para promover o fortalecimento da educação profissional”.

De acordo com a deputada Maria do Rosário, a Frente Parlamentar Mista priorizará o orçamento destinado à Educação. “Nós acreditamos que a educação deve ter seus recursos preservados e ampliados. Esses recursos não pertencem a parlamentares e ministros, eles são destinados à sociedade”, afirmou.

Além de integrantes do Conif e de lideranças políticas, o lançamento da Frente contou ainda com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Feres, representantes da Federação Nacional dos Tecnólogos (FNT), representantes da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Reitores de institutos federais de todo o Brasil.

As autoridades presentes ao lançamento manifestaram apoio à regulamentação da profissão de tecnólogo, cujo projeto de lei (PL nº 2245/2007), de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), tramita na Câmara dos Deputados. Aprovado em 2013 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), ainda não foi apreciado pelo Plenário da casa. O Conif apoia integralmente a aprovação do PL.

Fonte: http://portal.conif.org.br/ultimas-noticias/783-lancada-frente-parlamentar-em-defesa-dos-institutos-federais-e-do-ensino-tecnico.html
Assessoria de Comunicação – Conif (Com adaptações)