Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Informações sobre Mestrados em Portugal e Doutorado em Portugal e Espanha

Informações sobre Mestrados em Portugal e Doutorado em Portugal e Espanha

Mestrados em Assessoria em Administração, Empreendedorismo Internacional e Educação e Doutorado em áreas a definir

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 03/07/2015 às 16:49
  • Última modificação 03/07/2015 às 17:15
Reitor Roberto Gil em reunião com representantes do ISCAP (acima), da ESE (centro) e da Universidade de Vigo (abaixo)
Crédito: Heraldo Marcus Rosi Cruvinel

Mestrados em Assessoria em Administração e Empreendedorismo Internacional

Reitor Roberto Gil, em sua visita a Portugal acertou junto ao Instituto Politécnico do Porto (Portugal), o cronograma das aulas do mestrado em Assessoria em Administração e Empreendedorismo Internacional no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), para servidores do IFTM.

O cronograma obedecerá  as seguintes etapas:

1º semestre (2015)

Presencial (Portugal): 27 de Outubro a 6 de Novembro (inclui a lecionação a 31 de Outubro, Sábado) - das 9h às 18h (15 horas /Unidade Curricular).

Avaliação: de 14 a 17 de Dezembro (indicativamente 4 testes para 4 Unidades Curriculares; uma Unidade Curricular poderá ser avaliada por trabalho).

2º semestre (2016)

Presencial (Brasil) : 4 de janeiro a 5 de fevereiro (uma semana por docente; como há 6 Unidades Curriculares - incluindo as opções - virão 6 docentes por mestrado ao Brasil).

Maio/Junho: avaliação do 2º semestre (época normal).

Julho: época de recurso (ou "recuperação") - 1º e 2º semestres.

3º semestre (2016)

Presencial (Portugal): Metodologias e Seminários - 19 a 30 de Setembro - neste período os alunos terão contato com os orientadores e delinearão as fases de desenvolvimento das dissertações.

A distância: Setembro, outubro e dezembro.

Avaliação (trabalhos): 12 a 16 de dezembro de 2016.

Mestrado em Educação

Em reunião realizada nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico do Porto sobre o Mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação – especialização em Administração de Organizações Educativas ficou acertado:

Edital: julho de 2015 – 25 vagas.
Recebimento de candidaturas para seleção: 60 euros por candidato.
Viagem a Portugal: 17 a 27 de novembro de 2015.
Vinda dos professores portugueses ao Brasil: De janeiro a maio de 2016.

Doutorado

O Reitor Roberto Gil informou que existem várias possibilidades de doutorado em Universidades Espanholas e Portuguesas e que o IFTM já tem convênio com a Universidade de Salamanca (www.usal.es), Universidade de Santiago Compostela (www.usc.es) e  Universidade de Vigo (www.uvigo.es). Informou também que o custo de um curso de doutorado na Espanha é menor que em Portugal.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com as instituições e providenciar suas candidaturas para suas respectivas áreas pretendidas.