Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM classifica em 1º lugar da Região Sudeste e em 3º lugar no ranking nacional no Programa Mais Cultura nas Universidades

101 instituições federais, universidades e institutos, concorreram ao edital

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 16/07/2015 às 13:04
  • Última modificação 24/07/2015 às 11:42
Capa do Plano de Cultura do IFTM
Crédito: Danilo Silva de Almeida

Programa Mais Cultura nas Universidades, é uma parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) lançado através de edital.

Dentre as 101 instituições federais, universidades e institutos, que concorreram ao edital, 98 foram classificadas e 18 projetos foram contemplados. Por ordem classificatória o IFTM classificou-se em 1º lugar da Região Sudeste e no 3º lugar no ranking nacional e receberá do governo federal um recurso no valor de R$ 1.124.166,23 reais para a execução do seu Plano de Cultura intitulado - Programa Mais Cultura nas Universidades - Diversidade e Identidades em Diálogo: Interculturalidades para o Reconhecimento, Preservação e Reconstrução das Memórias, Saberes e Práticas Artísticas nas Regiões de Abrangências do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

A proposta do plano de cultura parte da observação acerca das culturas de tradição e das culturas populares presentes no cotidiano das localidades de abrangência dos campi do IFTM. Os objetivos do plano visam, sobretudo, reconhecer, preservar e reconstruir os multiterritórios subjetivos, afetivos, simbólicos e poéticos presentes na formação direta ou indireta dos sujeitos sociais. Com isso, espera-se valorizar os aspectos de natureza artística e cultural que compõem as subjetividades e definem as identidades culturais dos estudantes, servidores e comunidade do entorno dos campi do IFTM, buscando estabelecer diálogos mais efetivos com a realidade artístico-cultural de cada uma das localidades onde estão situados os campi que participarão do projeto: Ituiutaba, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Uberlândia Centro.

Dessa forma, o presente Plano, levará em conta a natureza das regiões e microrregiões em que se situam os diversos campi. Neste sentido, visa integrar os diversos agentes culturais, educacionais e políticos dos campi envolvidos em uma iniciativa que destaque a arte e a cultura das localidades como referências regionais.

De acordo com o cronograma físico da proposta e em consonância com o Edital, o Plano começa a ser desenvolvido em julho/2015 com término previsto para julho/2017.

“Na oportunidade reitero os agradecimentos a toda comissão responsável pela elaboração do projeto exitoso, a toda equipe da Pró-reitoria de Extensão pela sua colaboração efetiva, bem como, os demais servidores que de alguma forma contribuíram na consecução deste resultado importante para o IFTM”, destaca o reitor Roberto Gil.