Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patrocínio > Últimas Notícias > IFTM Campus Patrocínio participa do Projeto Rondon em Mato Grosso

IFTM Campus Patrocínio participa do Projeto Rondon em Mato Grosso

Equipe formada por alunos e professores participou da Operação Bororos

• Por IFTM Campus Patrocínio
  • Publicado em 12/08/2015 às 08:20
  • Última modificação 12/08/2015 às 08:32
Equipe formada por alunos e servidores do IFTM Campus Patrocínio e do IFFarroupilha se preparando para as atividades do Projeto Rondon, operação Bororos.
Crédito: Guilherme de Freitas Borges

Alunos e professores do IFTM Campus Patrocínio, entre os dias 10 e 26 de julho, participaram da Operação Bororos do Projeto Rondon, realizada no estado de Mato Grosso.

A comitiva do IFTM Campus Patrocínio foi coordenada pelos professores Regina Staropoli e Guilherme Borges, e integrada por oito alunos dos cursos superiores de Gestão Comercial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ana Carolina Nunes, Camila Moncorvo, Eliabe Martins, Izabella Araújo, Lindinaldo Conceição, Luiz Paulo Carvalho, Natalia Tiago e Nicolle Furlan.

A equipe, juntamente com alunos e servidores de 30 universidades e institutos federais de todo o Brasil, foi acolhida pelo 44° Batalhão de Infantaria Motorizada, em Cuiabá, Mato Grosso. Eles se deslocaram para o município de Nossa Senhora do Livramento e se juntaram aos rondonistas do IFFaroupilha. Foram realizadas atividades/oficinas  de cunho social, cultural e econômico: Saúde Bucal, Álcool e outras dependências, Jogos e Material Manipulativo no Ensino, Plantas Medicinais, Informática Básica, Excel Avançado, Finanças Pessoais, Recreação, Noções de Cidadania, Ação Social na Comunidade, entre outras.

Depois de duas semanas de atividades em várias comunidades e experiências enriquecedoras, a equipe retornou a Patrocínio. Para o professor Guilherme Borges, “a participação do IFTM Campus Patrocínio no Projeto Rondon representa um grande avanço institucional, visto que é a primeira vez que o Campus Patrocínio participa deste projeto grandioso. Ademais, a experiência de vida adquirida pelos rondonistas é imensurável e algo que não se aprende nas salas de aula. Vejo o projeto Rondon como a experiência da integração, na qual o coletivo modifica as estruturas individuas e as fortalece".

A aluna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nicolle Furlan falou de sua experiência: "Rondon é poder enxergar além do mapa. É a tentativa de deixar um legado para a construção de um futuro melhor. É aprender e ensinar. É poder acreditar na possibilidade de um futuro melhor através do sorriso de uma criança”.