Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Ituiutaba > Últimas Notícias > I Mostra de Operações Unitárias do IFTM Campus Ituiutaba

I Mostra de Operações Unitárias do IFTM Campus Ituiutaba

Resultado de Projeto de Extensão envolvendo as áreas de Agroindústria e Química

• Por IFTM Campus Ituiutaba
  • Publicado em 27/11/2015 às 15:04
  • Última modificação 30/11/2015 às 11:35
Professores organizadores: Henrique Sobreira e Flávio Caldeira
Crédito: Acervo Comunicação Social IFTM Campus Ituiutaba

Estudantes e servidores do IFTM Campus Ituiutaba prestigiaram nos turnos vespertino e noturno do dia 25 de novembro os trabalhos realizados sobre a forma de maquetes desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos em Agroindústria (Integrado e Concomitante) e Química (Integrado).

Os 19 trabalhos fizeram parte da “I Mostra de Operações Unitárias do IFTM Campus Ituiutaba”, organizada pelos professores Flávio Caldeira e Henrique de Araujo Sobreira.  Operações Unitárias são um conjunto de etapas físicas, químicas e bioquímicas das indústrias de  processamento nas quais envolvem uma combinação de procedimentos para atingir as transformações desejadas nas matérias primas, sendo cada operação unitária uma etapa específica.

No evento, segundo o professor Flávio Caldeira, os discentes apresentaram maquetes que representavam processos de indústrias químicas e alimentícias. “A unidade curricular na qual se estudam as operações unitárias é vista por muitos alunos como complicada e de difícil entendimento por muitos dos estudantes, e a construção e a apresentação das maquetes tiveram o objetivo de proporcionar uma aproximação dos conteúdos ministrados em classe de modo mais dinâmico facilitando o processo de ensino-aprendizagem”.

Ainda, de acordo o professor Henrique de Araujo Sobreira, oportunidades como esta possibilitam os alunos a conhecer o desenvolvimento de processos industriais, além de familiarizar e identificar as diversas operações unitárias envolvidas em processos tecnológicos de caráter fabril. Durante o evento as atividades proporcionaram a compreensão de questões tecnológicas, despertando a curiosidade de professores e estudantes de diversas áreas. “A integração entre cursos é relevante, desmistificando áreas de conhecimento fragmentadas, permitindo a compreensão do desenvolvimento tecnológico como sendo uma totalidade, ou seja, a interdependência entre diversas áreas do conhecimento”.

Os temas abordados nos trabalhos pelos discentes dos cursos de Técnico em Agroindústria foram os processamentos de suco de laranja, geleia de maracujá, batata palito congelada, hambúrguer, leite condensado, iogurte, licores, extrato de tomate, bolacha recheada e beneficiamento grãos de milho. Já os alunos do curso Técnico em Química representaram em maquetes os processos de fabricação de biodiesel, sabão, tintas, esmalte, celulose, derivados de petróleo e tratamento de água.

Os trabalhos apresentados foram resultados de um projeto de extensão desenvolvido em parceria pelos docentes, buscando facilitar o entendimento dos conteúdos ministrados em classe e aproximar os discentes das atividades do mundo do trabalho.