Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Estudantes e servidores do IFTM integram campanha de combate ao Aedes Aegypti

Estudantes e servidores do IFTM integram campanha de combate ao Aedes Aegypti

Na sexta foi realizada ações em escola municipal e treinamento no Campus.

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 22/02/2016 às 11:21
  • Última modificação 23/02/2016 às 11:37
Visita à escola envolveu estudantes do 1º ao 5º ano.
Crédito: RM

Com a volta às aulas, Ministério da Educação convocou todas as escolas públicas para integrar campanha nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Sendo esta última a mais preocupante no momento devido ao alto índice de infestação. Campanha integra governos federais, estaduais e municipais.

Na sexta-feira, 19, pela manhã, 20 estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Computação Gráfica, integrados ao Ensino Médio, realizaram visita de conscientização na Escola Municipal Professor Luis Rocha e Silva, no bairro Tubalina, em Uberlândia. Estudantes foram acompanhados pelo diretor do Campus, Gustavo Prado Oliveira, professor André Luís Oliveira, servidora da reitoria, Maria Marques, representante da secretaria municipal de saúde, Sônia Maria de Souza Pereira.

Equipe do IFTM foi recebida pela vice-diretora da escola, Valdiane Maria de Lima que orientou atividades nas salas de aula do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

“Fazemos trabalho contínuo de conscientização com crianças da rede pública municipal, pois esta é uma fase de formação pessoal de cada uma. Entretanto, hábitos familiares também são decisivos no alcance dos objetivos. Muitas vezes, famílias não seguem recomendações de combate repassadas pelos órgãos públicos”, destacou servidora da secretaria de saúde.

Treinamento

Ainda na sexta-feira, pela tarde, estudantes do curso técnico em Redes de Computadores receberam servidores municipais do setor de zoonoses para um treinamento sobre ações de controle e combate ao Aedes Aegypti. Treinamento foi aplicado no auditório do Campus.

“Em todas estas ações é muito importante envolvimento direto dos estudantes, pois trata-se de uma mobilização nacional na qual cada indivíduo é chamado para apoiar no combate ao mosquito transmissor das doenças. Escola é um espaço essencial para formação da cidadania”, observou diretor geral do IFTM Campus Uberlândia Centro.

Comissão interna

Em apoio à campanha nacional, servidores do IFTM foram convidados a integrar comissões internas em cada Campus e também na Reitoria para organizar ações que serão realizadas até início de março.

Entre estes representantes, professor André Luís Oliveira está a frente na coordenação das atividades no IFTM Campus Uberlândia Centro. “É de conhecimento geral a preocupação que o mosquito Aedes Aegypti tem causado. Dessa forma, foi formada no Campus uma comissão com a função de elaborar e programar as atividades de combate ao Aedes, mas que o combate ao mesmo é um dever de todos”, reforçou professor.

Acesse galeria de fotos da ações pelo Facebook.

Jornalista Rosiane Magalhães

jornalismo.udicentro@iftm.edu.br