Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Estudantes do Campus Uberlândia realizam Estágio na Reitoria
Início do conteúdo da página
Notícias

Estudantes do Campus Uberlândia realizam Estágio na Reitoria

O estágio foi realizado no período de 04 a 29 de janeiro de 2016, na Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação

  • Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 24/02/2016 às 08:16
  • Última modificação 24/02/2016 às 08:24
Alunos estagiários do IFTM Campus Uberlândia 2016
Alunos estagiários do IFTM Campus Uberlândia 2016
Crédito: Marcos Antenor de Souza Morais

O Estágio dos alunos Breno Mendes Monteiro, Lucas Gabriel Dutra de Souza, Marcos Antenor de Souza Morais e Matheus Santiago Neto foi realizado no período de 04 a 29 de janeiro de 2016, na Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da reitoria do IFTM, em Uberaba, MG.

Dentre as funções e responsabilidades atribuídas a este setor estão: a avaliação das necessidades de novas tecnologias no âmbito do instituto, o gerenciamento de recursos tecnológicos, difusão e estímulo do uso de novas tecnologias neste mesmo espaço, dentre outros.

Esta diretoria é subdividida em quatro setores: A Coordenação de Concepção e Elaboração (CCE), Coordenação de Construção de Sistemas (CCS), Coordenação de Transição e Suporte (CTS), Coordenação de Infraestrutura de Redes e Comunicação (CIRC) e a Coordenação de Suporte a Reitoria (CSR). Cada uma delas tem um papel importantíssimo na DTIC e juntas colaboram para que as atribuições deste setor possam ser correspondidas.

Durante o período especificado os alunos foram introduzidos aos métodos de uma fábrica de software e, mais especificamente, às etapas práticas de desenvolvimento e aplicação pelas quais a tecnologia passa, desde sua concepção até a entrega desta ferramenta aos usuários e, claro, a toda a infraestrutura que sustenta tais serviços em nosso espaço.

Deve-se ressaltar também que as funções da DTIC têm um papel fundamental no bom funcionamento de diversas outros setores do IFTM, de modo a garantir a segurança e acesso a informações de relevância para o ambiente de trabalho.

Com esta experiência, os alunos puderam observar que o desenvolvimento de aplicações e serviços seguros e funcionais envolvem tempo, custos e riscos para qualquer ambiente, seja uma empresa ou um órgão governamental, mas que, unindo o uso de boas práticas e uma análise precisa das necessidades em cada situação, a implantação de tecnologias e serviços computacionais são a garantia de eficiência e qualidade na execução de processos em uma instituição.

Marcos Antenor de Souza Morais



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página