Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Estudantes e servidores do IFTM intensificam ações de combate ao Aedes aegypti

Estudantes e servidores do IFTM intensificam ações de combate ao Aedes aegypti

Além das visitas nas escolas, estudantes realizaram uma pesquisa de campo no entorno do Campus.

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 01/03/2016 às 09:59
  • Última modificação 02/03/2016 às 08:25
Primeira instituição visitada na sexta foi EMEI do Bairro Patrimônio.
Crédito: RM

Em continuidade as ações da campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, estudantes e servidores do IFTM Campus Uberlândia Centro, realizaram diversas ações durante a última semana.

Na terça-feira, dia 23, estudantes e professores saíram para uma pesquisa de campo de identificação de possíveis locais de criadouros de mosquitos nas ruas do entorno do Campus.

“Infelizmente a identificação de criadouros no espaço público ao entorno do instituto chegou no estágio de vulnerabilidade. Quase todas as ruas ao entorno da instituição possuem terrenos baldios. Vários desses com matos altos, sendo identificados inúmeros sacos plásticos com água parada, dentre vários outros recipientes. Como conclusão dessa visita enquanto educador e pesquisador de política pública e controle social urbano fiquei espantado com a situação. Considero que uma das necessidades emergenciais para o combate do mosquito no entorno do campus são medidas de controle social sobre esses terrenos baldios, os buracos nas vias públicas e, principalmente, a destruição ou o controle social mais intenso sobre uma microárea conhecida como lixão”, desabafou Márcio Bonesso, professor de Ciências Sociais.

Parte do material recolhido resultou na exposição “Estranho”, instalada no hall de entrada do Campus, pelos estudantes e professores membros da comissão interna da campanha nacional.

Sexta-feira

Na sexta-feira, 26, pela manhã, estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Computação Gráfica, integrados ao Ensino Médio, realizaram visitas de conscientização nas escolas municipais de educação infantil – EMEI do Bairro Patrimônio e EMEI Grande Otelo e na ONG Instituto SOS Família. Equipe do IFTM foi recebida por Lígia Medeiros, supervisora na EMEI Patrimônio; Marilha Batista Gomes Saraiva, diretora na EMEI Grande Otelo; e Carlos Henrique Pereira de Melo, coordenador do Instituto SOS Família.

Além da conversa com as crianças e educadores, um grupo de estudantes ficou responsável pela identificação de possíveis focos nas instituições e seus entornos. Materiais encontrados foram recolhidos e também integram exposição “Estranho”.

Coordenador do SOS Família elogiou forma de abordagem utilizada pela equipe do IFTM. “Esta foi a melhor apresentação sobre assunto que já presenciei. Forma e linguagem foi muito educativa e, ao mesmo tempo, divertida”, afirmou Melo.

No período da tarde, Samuel do Carmo Lima, diretor de vigilância em saúde em Uberlândia, e Ana Teixeira, coordenadora de vigilância epidemiológica da superintendência regional de Uberlândia, estiveram no Campus para palestra com estudantes e servidores.

Fotos das atividades estão disponíveis na página oficial do Campus no Facebook.

Jornalista Rosiane Magalhães

jornalismo.udicentro@iftm.edu.br