Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Ituiutaba > Últimas Notícias > Simulado IFTM 2015: A informatização do processo

Simulado IFTM 2015: A informatização do processo

Aplicativo para correção dos gabaritos demonstra os índices de aproveitamento do aluno

• Por IFTM Campus Ituiutaba
  • Publicado em 09/03/2016 às 12:59
  • Última modificação 09/03/2016 às 13:44
Aplicativo para correção dos gabaritos
Crédito: Prof. Daniel Ramos Pimentel

A aplicação do Simulado IFTM Campus Ituiutaba 2015, atividade que possui, como principal objetivo, servir de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sofreu uma série de modificações e adaptações, se comparado à aplicação dos anos anteriores. A atividade, que sempre foi referência na qualidade do conteúdo apresentado em suas provas, desta vez trouxe o desafio de oferecer ao corpo docente e demais servidores, um feedback detalhado do desempenho de todos os alunos que prestaram as provas.

A novidade se deu à informatização do processo de aplicação, permitindo ao Instituto traçar um panorama completo do desempenho de seus alunos, contando com o apoio de toda a equipe de execução e professores.

Aliado a isso, este novo processo contribuiu para a economia de tempo de uma série de etapas que, antes, tinham de ser desenvolvidas manualmente. Dentre estas etapas, está a correção dos gabaritos, que agora é realizada através de um aplicativo para smartphone desenvolvido no próprio campus, capaz de identificar o aluno, seu caderno de prova e analisar todas as respostas escolhidas por este aluno, através de uma foto tirada deste gabarito.

Após esta correção, tais informações são enviadas para um sistema central, onde todos os dados podem ser analisados e compilados, atribuindo a cada aluno um perfil detalhado de seu desempenho, permitindo uma análise gráfica e visual dos resultados, individuais ou coletivos, facilitando sua compreensão.

É disponibilizado ao aluno, então, seu desempenho para consulta através do site, onde o aluno pode acompanhá-lo separado entre cada uma das áreas de conhecimento, bem como compará-lo com a média de sua turma, de um conjunto de turmas específicas ou até mesmo com a média de todos os alunos do Instituto. Além disso, o aluno tem acesso ao seu caderno de prova online, possibilitando a este aluno verificar as questões corretas e incorretas, que foram marcadas.

Já para os professores, um relatório detalhado do desempenho de cada uma das turmas é disponibilizado, permitindo ao corpo docente uma análise do conhecimento adquirido nos mais diversos conteúdos apresentados em sala de aula, possibilitado aos professores trabalhar com mais ênfase em conteúdos que tenham apresentado um baixo índice de rendimento, em determinada turma.

Os professores e demais servidores também tem acesso ao relatório das questões propostas, mostrando graficamente o percentual de escolha de cada opção de resposta de cada uma das questões. Com este relatório, os professores podem analisar as questões em que os alunos obtiveram uma porcentagem de acertos baixo ou mesmo questões em que as escolhas se dissolveram em mais de uma opção de resposta, demonstrando uma certa confusão por parte dos alunos em opções semelhantes.

De posse destas informações, professores e alunos pretendem focar nos pontos fracos descobertos, procurando melhorar o desempenho dos alunos nestes pontos, além é claro, de manter e melhorar o nível dos assuntos em que os alunos demonstraram um alto índice de aproveitamento.

Por Daniel Ramos Pimentel