Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Estudantes do IFTM criam jogo de cartas sobre combate ao Aedes aegypti

Estudantes do IFTM criam jogo de cartas sobre combate ao Aedes aegypti

Jogo foi desenvolvido em versão virtual e outra física.

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 16/03/2016 às 12:05
  • Última modificação 16/03/2016 às 12:07
Equipe desenvolveu jogo baseado nos conhecimentos de sala de aula.
Crédito: RM

Três estudantes do curso técnico em Computação Gráfica, integrado ao Ensino Médio do IFTM Campus Uberlândia Centro, desenvolveram o jogo “Zika” com informações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Para atrair mais jogadores, equipe criou jogo em dois formatos: um virtual usando realidade virtual aumentada (RVA) e outro com cartas físicas para impressão. “Dois formatos já estão disponíveis gratuitamente para quem quiser jogar. Após baixar e imprimir as cartas, jogador pode usá-las normalmente como um jogo de cartas. Ou, se preferir versão com RVA, ele deve fazer o download do programa e executá-lo em um computador com webcam ou notebook. Não é necessário estar conectado à Internet para jogar”, explica professor e orientador do projeto, Kenedy Lopes Nogueira.

“A forma de jogar é bem simples. O baralho possui 64 cartas sendo 20 verdes, 20 vermelhas, 12 brancas e 12 pretas. As verdes são ações positivas e quebram o ciclo do Aedes. As cartas vermelhas são ações negativas que permitem o aparecimento do mosquito. As brancas são ações especiais de conscientização e as cartas pretas são as doenças transmitidas pelo mosquito”, explica a estudante Bruna Aparecida de Freitas Faria.

Campanha de combate ao Aedes

Jogo é uma das ações desenvolvidas pelos estudantes do IFTM Campus Uberlândia Centro para campanha de combate ao Aedes aegypti. Nas ações das próximas semanas, o jogo impresso será levado para salas de aula no Campus e em escolas municipais para ensinar outros estudantes a jogarem.

“Esta é uma forma divertida e mais interativa de conscientização da população, em especial os jovens, sobre como identificar e eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti”, destaca o estudante João Pedro Andrade Caixeta.

“A inciativa surgiu da vontade de unir os conhecimentos que adquirimos no curso de Computação gráfica à campanha contra o Aedes. É muito interessante poder aplicar no dia a dia o que aprendemos em sala de aula e ainda ajudar a comunidade de uma forma divertida”, enfatiza o estudante Antônio Teixeira Junqueira Neto.

Jogo está disponível em http://iftmzikazeroo.blogspot.com.br/

Jornalista Rosiane Magalhães

jornalismo.udicentro@iftm.edu.br