Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Equipe do Campus segue nas ações de combate ao Aedes aegypti

Equipe do Campus segue nas ações de combate ao Aedes aegypti

Ações foram desenvolvidas em Araguari e Uberlândia.

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 08/04/2016 às 11:16
  • Última modificação 08/04/2016 às 11:35
Atividade em Araguari envolveu crianças da rede municipal.
Crédito: Divulgação

Esta semana, servidores e estudantes do IFTM Campus Uberlândia Centro intensificaram algumas parcerias nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Nosso objetivo é fortalecer e reforçar necessidade dos cuidados da população no combate ao mosquito. Estas parcerias são muito produtivas, pois em coletivo todas ações atingem resultados melhores. Mesmo no Campus, gostamos de trabalhar com maior número de pessoas para aprimorar o desempenho”, destaca Gustavo Prado Oliveira, diretor geral do IFTM Campus Uberlândia Centro.

Araguari

Na quarta-feira, 6, diretor geral do Campus, professores Karina Estela Costa e Kenedy Lopes Nogueira e os bolsistas do Pibid, Alexsander Bruno Rodrigues, Gabriel Magalhães Fagundes e Samuel Oliveira Serqueira, realizaram ação no Centro Educacional Municipal Mario da Silva Pereira, em Araguari, no período da tarde.

Equipe do IFTM foi recebida pela secretária municipal de Educação, Márcia Sakai Vidal, pela diretora do Centro, Cleunice Pazeta Bagliano, juntamente à equipe pedagógica e professoras.

Estudantes de 16 turmas da escola receberam panfletos e foram orientados sobre cuidados no combate ao mosquito. Além desta conscientização, duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental receberam professor Kenedy para jogar “Zika”, jogo de cartas criado pelos estudantes do curso técnico em Computação Gráfica integrado ao Ensino Médio. “Foi muito bom. Crianças adoraram o jogo e envolveram-se bastante na atividade”, definiu o professor.

Uberlândia

Na manhã de quinta-feira, 7, foi realizada mesa-redonda com tema “Ações educativas no combate ao Aedes aegypti”, no auditório do IFTM Campus Uberlândia Centro. Mesa foi composta pelos diretores do IFTM, Gustavo Prado Oliveira (Campus Uberlândia Centro); Ednaldo Gonçalves Coutinho (Campus Uberlândia); pelo superintendente regional de Ensino, Jakes Paulo dos Santos; e o diretor de vigilância em saúde na Prefeitura Municipal de Uberlândia e professor da Universidade Federal de Uberlândia, Samuel do Carmo Lima.

Participaram os estudantes e servidores do Campus, estudantes do 1º ano do técnico em Informática do IFTM Campus Uberlândia, acompanhados pelo professor Rodrigo Morais, também estudantes de mestrado em Meio ambiente e saúde do trabalhador, da Universidade Federal de Uberlândia.

“Educação tem papel primordial nestas ações. Estudante conscientizado contribui para prevenção em casa, pois a população não deve deixar apenas para poder público. São necessários apenas 10 minutos por semana para que cada família verifique situações em suas residências”, alertou o diretor da vigilância municipal.

Santos explicou que posicionamento da superintendência motivar diretores das escolas na promoção de atividades. “Papel da superintendência é mais didático. Juventude tem papel de ser transmissor de informação, alguns envolvem-se muito nestas ações. Por isso, ações nas escolas são muito importantes”, definiu Santos.

“Desde 2012, temos um projeto de pesquisa, em parceria com UFU, sobre incidência do mosquito na região do IFTM Campus Uberlândia. São monitoradas dependências do Campus e as casas dos moradores por meio de armadilhas. Projeto envolve professores, estudantes e servidores. Enquanto rede pública, não podemos deixar estas ações de conscientização acabarem”, destacou Coutinho.

Jogo Zika

Após mesa-redonda, estudantes do técnico em Computação Gráfica, Antônio Teixeira Junqueira Neto, Bruna Aparecida de Freitas Faria e João Pedro Andrade Caixeta apresentaram o jogo Zika criado por eles, sob orientação do professor Kenedy Lopes Nogueira.

Confira fotos destas ações na página no Facebook.

Jornalista Rosiane Magalhães

jornalismo.udicentro@iftm.edu.br