Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM e UFU realizam aula inaugural do Dinter em Engenharia Elétrica/Computação

IFTM e UFU realizam aula inaugural do Dinter em Engenharia Elétrica/Computação

Primeira aula contou com palestra intitulada Simbiose Humano Computador

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 29/04/2016 às 16:26
  • Última modificação 29/04/2016 às 16:52
Roberto Gil Rodrigues Almeida, reitor do IFTM, fez a abertura, seguido pela palestra do professor Marcelo Knorich Zuffo
Crédito: Danilo Silva de Almeida

Foi realizada, em 29 de abril, a aula inaugural do programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Engenharia Elétrica/Computação, parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

A abertura, realizada no auditório do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, teve, entre os presentes, o diretor geral do campus, professor Me. Frederico Renato Gomes, o diretor de pesquisa e inovação do IFTM, professor Dr. Carlos Antônio Alvarenga Gonçalves, o coordenador do Dinter da UFU, professor Dr. Alexandre Cardoso, o palestrante convidado, professor doutor Marcelo Knorich Zuffo, e o reitor do IFTM, professor Dr. Roberto Gil Rodrigues Almeida.

O reitor Roberto Gil afirmou que o programa de doutorado deve ser celebrado, pois foi necessário vencer muitos desafios para a sua realização. Também destacou a importância do curso para os servidores do IFTM participantes porque, com a qualificação, o trabalho prestado à sociedade será aprimorado.

Na sequência, os alunos assistiram à palestra Simbiose Humano Computador, ministrada pelo professor convidado Marcelo Knorich Zuffo, doutor em Engenharia Elétrica, livre-docência na especialidade Meios Eletrônicos Interativos e Professor Titular no Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Sobre o programa

O Doutorado Interinstitucional é um programa conduzido por uma instituição promotora (neste caso, a UFU) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora (neste caso, o IFTM). Este é o terceiro programa Dinter realizado no IFTM.

Os trabalhos dos doutorandos serão desenvolvidos em cinco áreas do conhecimento: Computação gráfica, Engenharia biomédica (Bioengenharia e Engenharia médica), Inteligência artificial, Processamento digital de sinais e Redes de computadores.