Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Estudantes visitam biofábrica e área de produção de cana-de-açúcar

Estudantes visitam biofábrica e área de produção de cana-de-açúcar

Visita à biofábrica e área de produção de cana-de-açúcar são destaques em aula prática do curso de Engenharia Agronômica

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 11/05/2016 às 13:33
  • Última modificação 11/05/2016 às 13:36
Alunos participam de atividade prática em área de produção de cana-de-açúcar em Campo Florido
Crédito: Igor Souza Pereira

Os alunos do 5º período do curso superior de Engenharia Agronômica do Campus Uberlândia visitaram a Fitoagro - Controle Biológico, biofábrica especializada na produção e pesquisa com insetos e fungos utilizados no controle biológico de pragas agrícolas na cultura da cana-de-açúcar.  A empresa, considerada referência regional na produção e pesquisa na área que atua, demonstrou passo a passo as etapas de criação do inseto benéfico chamado Cotesia flavipes.

Na unidade da empresa no município de Campo Florido (MG), que conta com 40 colaboradores atuando diretamente na criação desse inseto benéfico, os alunos puderam visualizar e praticar operações importantes nesse sistema, tais como a realização da seleção de crisálidas de Cotesia em laboratório e posterior soltura em campo.

Após a visitação à Fitoagro – Controle Biológico, a equipe técnica da CanaCampo, Associação dos Fornecedores de Cana da região de Campo Florido, demonstrou técnicas de Manejo Integrado dessa praga entre outras doenças (MIPD) em área de produção de cana-de-açúcar. No campo, os alunos puderam diagnosticar doenças da cultura, reconhecer as principais pragas além de realizar levantamento e soltura do inseto benéfico produzido na biofábrica.

Segundo os professores que realizaram a atividade, Profa. Marina Robles Angelini, doutora em entomologia agrícola e Prof. Igor Souza Pereira, doutor em fitopatologia e atual coordenador do curso, “a oportunidade ofertada pela CanaCampo e Fitoagro – Controle Biológico foi de grande importância aos alunos do curso, uma vez que praticaram conceitos importantes do MIPD vistos em sala de aula. Da produção à soltura de insetos benéficos, em que se associa o conhecimento teórico à prática do campo é fundamental à formação dos futuros profissionais. Essa atividade torna-se mais importante por ser a cana-de-açúcar das principais culturas agrícolas do país, grande geradora de empregos na região nordeste e sudeste, sobretudo no Pontal do Triângulo Mineiro, região em que o IFTM se insere”.

Segundo o coordenador do curso de engenharia agronômica, “outras visitas técnicas nessa modalidade devem ser incentivadas dentro do curso, integrando o ensino ao dia a dia no campo”.