Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Festival da Rede Federal contempla esporte, arte e cultura

Festival da Rede Federal contempla esporte, arte e cultura

Evento é parceria do Conif com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 16/05/2016 às 16:35
  • Última modificação 16/05/2016 às 16:51
 Representantes da área de Extensão das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Crédito: Heraldo Marcus Rosi Cruvinel

Unir esporte, educação, arte e cultura é a proposta do “Festival da Rede Federal” previsto para ocorrer em outubro de 2016 no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O projeto foi pauta de reunião de representantes da área de Extensão das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no início deste mês, em Uberlândia.

Com o objetivo de fortalecer os aspectos artístico e cultural na Rede Federal, o Festival será composto por feira multicultural (artesanato e produção artística dos servidores, estudantes e comunidade envolvidos em trabalhos de Extensão), oficinas (música, artes visuais, dança, teatro, mídia digital, literatura e circo), mesas-redondas, palestras, ações formativas e mostras.

Também fazem parte da programação os Jogos dos Institutos Federais (JIF’s), a Mostra de Produtos dos Diversos Conhecimentos e Saberes da Rede Federal e as Olimpíadas de Robótica e de Agropecuária.

De acordo com o coordenador da Câmara de Extensão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, o encontro irá abranger ensino, pesquisa e extensão. “Será um festival de ideias”, enfatiza.

Foram compostos grupos de trabalho (GTs) e comissões para a organização do “Festival da Rede Federal”. O evento é uma parceria do Conif com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Jogos – Na ocasião, a comissão do JIF’s vistoriou os locais que vão receber os atletas para os jogos e analisou a infraestrutura disponível para as modalidades esportivas. Foram avaliados o Uberlândia Tênis Clube, o Clube Ferreira Pacheco, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o campus Uberlândia Centro do IFTM, a Arena Parque Sabiá e o Poliespotivo Roosevelt.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Conif