Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Projetos integradores são apresentados na V SECIAG

Projetos integradores são apresentados na V SECIAG

Entre os dias 17 e 20 de maio, ocorreu a 5ª Semana de Ciências Agrárias do IFTM - Campus Uberlândia

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 30/05/2016 às 13:32
  • Última modificação 30/05/2016 às 13:42
Atividade do projeto integrador do 5º período
Crédito: Igor Souza Pereira

Entre os dias 17 e 20 de maio, ocorreu a 5ª Semana de Ciências Agrárias do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia em que foram realizadas diversas atividades acadêmicas. Como ocorre desde sua primeira edição, com a participação de discentes dos cursos da Engenharia Agronômica e da Tecnologia em Alimentos, foram realizadas palestras e minicursos em diferentes setores.

Esse ano, como um diferencial desse evento, alunos do curso de Eng. Agronômica apresentaram atividades integradas entre diferentes disciplinas. Alunos do sétimo período realizaram um momento no campo para a exposição de aspectos tecnológicos do ILPF – integração lavoura pecuária floresta no projeto desenvolvido pelo Prof. Luis Augusto da Silva Domingues. Nessa oportunidade houve a integração dos alunos entre as diferentes disciplinas cursadas no período.

Alunos do terceiro e quinto período utilizaram o tema controle biológico para apresentar diferentes propostas de trabalho de pesquisa ou de extensão tecnológica. Equipes do 5º período apresentaram o MIPD – Manejo Integrado de Pragas e Doenças, como proposta para a redução do uso de agrotóxicos nas culturas de maior importância econômica para a região, destacando o papel do controle biológico no MIPD.

“A integração de disciplinas, com foco em temas relevantes foram capazes de mobilizar os alunos dos diferentes períodos que participaram da atividade”, segundo o coordenador do curso, Prof. Igor S Pereira. Em alguns períodos, houve reuniões entre os professores que lecionam quatro até cinco vezes, fazendo com que os mesmos discutissem as próprias disciplinas numa abordagem multidisciplinar, ainda segundo o coordenador.

Atividades no campo e em sala de aula mobilizaram os alunos e tornou o último dia do evento bastante agitado na Fatec.

Além dos projetos integradores que foram apresentados, houve também a seção científica do evento em que 14 trabalhos de pesquisa foram apresentados pelos alunos de ambos os cursos envolvidos no evento. Cada trabalho, avaliado por três professores de diferentes áreas foram publicados no blog do evento em http://semanacienciasagrarias.blogspot.com.br/. Nesse blog, o interessado poderá consultar o resumo dos trabalhos apresentados desde o ano de 2013, que foi a primeira edição dessa parte científica do evento.

O evento é uma realização do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia, com a Pró-Reitoria de Extensão e conta com o apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e do Conselho Regional de Química (CRQ).