Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Paracatu > Últimas Notícias > Campus Paracatu sedia o VI Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM

Evento ocorreu nos dias 15 e 16 de junho

• Por IFTM Campus Paracatu
  • Publicado em 20/06/2016 às 16:52
  • Última modificação 23/06/2016 às 08:14
Pronunciamento do Reitor do IFTM, Roberto Gil, durante abertura do VI SIN
Crédito: Comissão Organizadora do VI SIN - IFTM/Paracatu

O VI Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (SIN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro foi realizado no IFTM/Campus Paracatu nos dias 15 e 16 de junho.

O SIN é um evento anual realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) do IFTM e tem como objetivo apresentar pesquisas científicas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica em andamento na instituição e promover a integração entre pesquisadores e estudantes dos campi do IFTM.

O evento foi aberto ao público e contou com a participação de aproximadamente 500 estudantes de ensino técnico e superior de todos os campi.

Ao todo, 361 trabalhos científicos foram apresentados durante o VI SIN, distribuídos em diferentes modalidades de Iniciação Científica (IC), com destaque para IC voltada para estudantes de cursos técnicos (110 trabalhos), IC para estudantes de cursos superiores (241 trabalhos) e para Iniciação Científica Voluntária (cerca de 100 trabalhos).

A abertura do Seminário ocorreu no dia 15 e foi marcada pelos pronunciamentos do Diretor Geral do Campus Paracatu, Professor Ronaldo Diláscio; do Diretor de Pesquisa e Inovação do IFTM, Carlos Antônio Alvarenga Gonçalves, e do Reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida.

A palestra de abertura versou sobre o tema “A pesquisa na formação pessoal e profissional do estudante” e foi ministrada pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Dr. José Magno Queiroz Luz. O ex-aluno do IFTM/Campus Paracatu, Arthur de Oliveira Abranches, também realizou palestra, intitulada “Trajetória Acadêmica de Sucesso”, na qual relatou sua trajetória que o fez ser aprovado em sete universidades dos Estados Unidos.

Ainda, no primeiro dia de evento, Dra. Adriana dos Santos Prado Sadoyama, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrou a palestra “O fortalecimento do ensino a partir da pesquisa e extensão no contexto da educação básica”. Em seguida, alunos do ensino técnico do IFTM apresentaram pôsteres com trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano.

No dia 16, segundo dia de evento, ocorreu a palestra “Motivação e pesquisa: um debate possível?”, realizada pela Dra. Maria Célia da Silva Gonçalves, professora da Faculdade do Noroeste de Minas. Posteriormente, aconteceram apresentações orais de bolsistas PIBIC/CNPq do ensino superior e os demais apresentaram pôsteres.

No período da tarde, as atividades tiveram início com palestra proferida pelo Dr. Anderson Alvarenga Pereira, professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sob o título “Ferramentas de bioinformática: aplicações em diferentes áreas do conhecimento”. Logo após, estudantes participantes do Programa de Iniciação Científica Voluntária do IFTM (PIVIC) fizeram a última sessão de apresentações de trabalhos científicos, na forma de pôsteres.