Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Apresentação de projeto interdisciplinar envolve estudantes dos 1º e 3º períodos do técnico em química

“A química da cerveja” é o nome do trabalho apresentado

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 27/06/2016 às 13:23
  • Última modificação 27/06/2016 às 13:25
Apresentação do seminário pelo aluno Flávio Cardoso
Crédito: Gislene Venerando

Estudantes dos 1º e 3º períodos do curso técnico em Química apresentaram o resultado do projeto interdisciplinar “A química da cerveja”, realizado durante todo o semestre letivo.

Para chegar ao final da prática, o projeto foi dividido em três etapas. Na primeira, os alunos visitaram a cervejaria Colorado localizada em Ribeirão Preto/SP; a segunda consistiu na produção de cerveja em escala laboratorial para assimilação dos conhecimentos adquiridos durante a visita técnica e, por fim, eles tiveram que apresentar o seminário “A química da cerveja” abordando aspectos teóricos e práticos.

Na última fase foram avaliados aspectos relativos ao conceito de cervejaria e produção de bebidas fermentadas; organização de planta industrial; características da matéria-prima; estilo da cerveja; água e influência na produção; etapas, processos e equipamentos e estrutura da apresentação oral.

Segundo o professor Roberto Ribeiro, “o projeto interdisciplinar realizado neste primeiro semestre de 2016 foi realmente um sucesso, os alunos tiveram a oportunidade de assistir palestras e conhecer empresas que podem fazer a diferença na vida profissional de cada um em um futuro próximo”.

“Os alunos tiveram também a oportunidade de apresentar os seus trabalhos e mostrar o quanto aprenderam durante esse período. Essas apresentações foram excelentes e, de forma geral, os alunos superaram as expectativas. Com certeza ainda há muito para se aprender durante os diversos processos de aprendizagem do curso, porém pode-se observar que vários discentes, ainda calouros do Instituto, mostraram ter um enorme potencial para ser explorado”, ressaltou o Roberto Ribeiro.

Já o discente Flávio Luís Cardoso Silveira, do terceiro período do curso, destacou que “o principal propósito de uma apresentação é trabalhar, explicar e trazer à tona o tema estudado a fim de melhorar o conhecimento das pessoas. O jeito que o apresentador introduz o assunto é importante, pois, se deve levar em conta o grau de conhecimento da plateia. O apresentador deve transmitir a informação de maneira concisa, com determinação e capricho”.

“A atividade proporcionou aprendizagens para todos os envolvidos. Nas apresentações o domínio do conteúdo mereceu destaque. O resultado foi positivo, pois, o comprometimento das equipes esteve presente em todas as etapas”, contou Gislene Ferreira Venerando, pedagoga do curso