Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Visita ao Projeto Jaíba e Gorutuba no Norte do Estado de Minas Gerais

Visita ao Projeto Jaíba e Gorutuba no Norte do Estado de Minas Gerais

A visita teve o intuito de contemplar temas como extensão rural, fruticultura, irrigação e consorciação de culturas.

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 08/07/2016 às 15:40
  • Última modificação 08/07/2016 às 15:57
Alunos em visita ao Projeto Jaíba, ao lado de um canal de distribuição de água, acompanhados dos professores Vanessa Cristina Caron, José Antônio Pereira e Heliomar Baleeiro Melo Júnior e do extensionista Eng. Agrônomo Igor
Crédito: Vanessa Cristina Caron

Os alunos do 9o período do curso de engenharia agronômica do Campus Uberlândia visitaram, no período entre 27 e 30 de junho de 2016, propriedades agrícolas e estações de capitação de água vinculados ao Projeto Jaíba (Distrito de Mocambinho do município de Jaíba-MG) e ao Projeto Gorutuba (Município de Janaúba-MG). A visita teve o intuito de contemplar temas relacionados com extensão rural, fruticultura, irrigação e consorciação de culturas.

Em ambos locais a EMATER colaborou com a programação das visitas e com a disponibilização de extensionistas para assessorar as visitas em pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Dentre as propriedades, foi possível conhecer uma diversidade enorme de áreas com citros, banana, atemoia, goiaba, acerola, olerícolas e, ainda, com criação de suínos e peixes. Para cada propriedade foram abordados assuntos relacionados com a condução das culturas, com os principais problemas fitossanitários encontrados e, ainda, com relação ao relacionamento que os produtores possuem com os extensionistas.

Dentre as propriedades visitadas, foi possível conhecer a empresa Brasnica, maior produtora e comerciante de bananas ‘Prata’ do estado de Minas Gerais. Nesta visita foram acompanhados os tratos culturais em campo e o beneficiamento pós-colheita.

O sistema de irrigação predominante nas propriedades do Projeto Jaíba é o de micro aspersão e a água é fornecida por estações de capitação de água por meio de bombeamento. O produtor, muitas vezes familiar, paga pelo consumo de água e de energia. No Projeto Gorutuba o principal sistema de irrigação é por suco. A capitação de água é realizada em barragens e o produtor recebe uma quantidade fixa de água semanal e, em caso de épocas com nível morto da barragem, há necessidade de bombeamento e, consequentemente, pagamento de energia pelos produtores.

A oportunidade de verificar realidades distintas de produção agrícola numa mesma região e entender as diferenças entre práticas extensionistas e de assistência técnica, foram essenciais para aprimorar os conhecimentos dos discentes participantes.

Este tipo de visita é essencial não só para visualizar na prática as teorias vistas em aula pelos alunos, mas também fortalecer vínculos com empresas extensionistas como a EMATER, uma vez que se colocou à disposição para receber estagiários do Campus Uberlândia.