Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM sediará fase final da 6ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM sediará fase final da 6ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Evento ocorrerá no Campus Uberlândia em outubro

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 22/07/2016 às 09:22
  • Última modificação 22/07/2016 às 09:40
IFTM E IFSULDEMINAS reunidos para discussão da organização da OBAP no IFTM/Campus Uberlândia
IFTM E IFSULDEMINAS reunidos para discussão da organização da OBAP no IFTM/Campus Uberlândia
Crédito: IFTM/Campus Uberlândia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) para realização da 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Neste ano, a fase presencial da olimpíada ocorrerá no IFTM/Campus Uberlândia, sendo a primeira vez que a competição ocorre em outro Instituto. 

Para discutir a organização do evento, recentemente foi realizada reunião em Uberlândia. Estiveram presentes o reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida; o pró-reitor de extensão do IFTM, Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira; o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; a coordenadora de olimpíadas do IFSULDEMINAS, Cássia Mara Ribeiro de Paiva; o chefe de gabinete do IFSULDEMINAS, Joarle Magalhães Soares; o diretor do IFTM/Campus Uberlândia, Ednaldo Gonçalves Coutinho; e os professores do IFTM/Campus Uberlândia, Arcênio Meneses da Silva, Igor Souza Pereira e Luís Augusto da Silva Domingues.

Foram definidos os locais da competição e a equipe que ajudará na execução do evento e das provas práticas. As atividades também contarão com o apoio dos alunos do curso de Agronomia do IFTM/Campus Uberlândia. 

Nessa edição, a etapa final da OBAP acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de outubro e os exames práticos terão uma novidade proposta pelo IFTM: a realização de uma prova específica sobre solos (topografia).  A premiação dos vencedores será no dia 09.

Para o IFTM, sediar a fase presencial da OBAP demonstra reconhecimento dos trabalhos de excelência desenvolvidos por sua comunidade acadêmica no que tange a ensino, pesquisa, extensão e inovação.  No ano de 2013, o IFTM/ Campus Uberlândia teve uma equipe campeã na OBAP e representou o Brasil em evento internacional na Argentina. Desde então, o campus vem sendo convidado a participar da organização e da avaliação das últimas edições da olimpíada, com participação efetiva de alguns de seus docentes.

De acordo com Marcelo Bregagnoli, idealizador da OBAP, já havia o desejo de estabelecer uma parceria para que a etapa presencial da olimpíada fosse realizada em outras instituições: “Ao fazer essa proposta, o reitor do IFTM, Roberto Gil, sabendo da abrangência e relevância da competição e do nosso desejo de estabelecê-la como um evento nacional, colocou-se à disposição para efetivar essa ação no IFTM/Campus Uberlândia, onde também tivemos uma aceitação muito grande por parte da direção do campus, especialmente pelo fato de muitos professores conhecerem e terem participado da OBAP em edições anteriores”. Segundo Bregagnoli, a intenção é que, a partir de agora, a OBAP configure-se como um evento da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e que, a cada ano, a fase presencial seja realizada em um campus.

A OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é promovida pelo IFSULDEMINAS em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tem por objetivo estimular o ingresso de jovens do Ensino Médio (técnico integrado, concomitante e técnico subsequente) em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica. A competição propõe aos alunos situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles.

O evento está em sua sexta edição e, neste ano, teve recorde de inscrições. Ao todo, foram 637 equipes inscritas, 22 a mais que a última edição. A Olimpíada contará com a participação de estudantes de escolas federais, estaduais e municipais representando os 25 estados.

A temática deste ano será sobre leguminosas, em referência à mesma proposta escolhida para o Ano Internacional da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), com objetivo de elevar a consciência sobre a potencial importância do papel desses alimentos na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação – IFSULDEMINAS/Reitoria (com adaptações)



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página