Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFTM sediará fase final da 6ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

IFTM sediará fase final da 6ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Evento ocorrerá no Campus Uberlândia em outubro

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 22/07/2016 às 09:22
  • Última modificação 22/07/2016 às 09:40
IFTM E IFSULDEMINAS reunidos para discussão da organização da OBAP no IFTM/Campus Uberlândia
Crédito: IFTM/Campus Uberlândia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) para realização da 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Neste ano, a fase presencial da olimpíada ocorrerá no IFTM/Campus Uberlândia, sendo a primeira vez que a competição ocorre em outro Instituto.

Para discutir a organização do evento, recentemente foi realizada reunião em Uberlândia. Estiveram presentes o reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida; o pró-reitor de extensão do IFTM, Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira; o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; a coordenadora de olimpíadas do IFSULDEMINAS, Cássia Mara Ribeiro de Paiva; o chefe de gabinete do IFSULDEMINAS, Joarle Magalhães Soares; o diretor do IFTM/Campus Uberlândia, Ednaldo Gonçalves Coutinho; e os professores do IFTM/Campus Uberlândia, Arcênio Meneses da Silva, Igor Souza Pereira e Luís Augusto da Silva Domingues.

Foram definidos os locais da competição e a equipe que ajudará na execução do evento e das provas práticas. As atividades também contarão com o apoio dos alunos do curso de Agronomia do IFTM/Campus Uberlândia.

Nessa edição, a etapa final da OBAP acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de outubro e os exames práticos terão uma novidade proposta pelo IFTM: a realização de uma prova específica sobre solos (topografia).  A premiação dos vencedores será no dia 09.

Para o IFTM, sediar a fase presencial da OBAP demonstra reconhecimento dos trabalhos de excelência desenvolvidos por sua comunidade acadêmica no que tange a ensino, pesquisa, extensão e inovação.  No ano de 2013, o IFTM/ Campus Uberlândia teve uma equipe campeã na OBAP e representou o Brasil em evento internacional na Argentina. Desde então, o campus vem sendo convidado a participar da organização e da avaliação das últimas edições da olimpíada, com participação efetiva de alguns de seus docentes.

De acordo com Marcelo Bregagnoli, idealizador da OBAP, já havia o desejo de estabelecer uma parceria para que a etapa presencial da olimpíada fosse realizada em outras instituições: “Ao fazer essa proposta, o reitor do IFTM, Roberto Gil, sabendo da abrangência e relevância da competição e do nosso desejo de estabelecê-la como um evento nacional, colocou-se à disposição para efetivar essa ação no IFTM/Campus Uberlândia, onde também tivemos uma aceitação muito grande por parte da direção do campus, especialmente pelo fato de muitos professores conhecerem e terem participado da OBAP em edições anteriores”. Segundo Bregagnoli, a intenção é que, a partir de agora, a OBAP configure-se como um evento da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e que, a cada ano, a fase presencial seja realizada em um campus.

A OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é promovida pelo IFSULDEMINAS em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tem por objetivo estimular o ingresso de jovens do Ensino Médio (técnico integrado, concomitante e técnico subsequente) em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica. A competição propõe aos alunos situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles.

O evento está em sua sexta edição e, neste ano, teve recorde de inscrições. Ao todo, foram 637 equipes inscritas, 22 a mais que a última edição. A Olimpíada contará com a participação de estudantes de escolas federais, estaduais e municipais representando os 25 estados.

A temática deste ano será sobre leguminosas, em referência à mesma proposta escolhida para o Ano Internacional da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), com objetivo de elevar a consciência sobre a potencial importância do papel desses alimentos na promoção da saúde, nutrição, bem como na segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação – IFSULDEMINAS/Reitoria (com adaptações)