Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Resultado da Seleção CICan Scholarships For Brazilian IF Students

Resultado da Seleção CICan Scholarships For Brazilian IF Students

Aluno do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico é selecionado para bolsas de estudo adicionais

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 27/07/2016 às 16:26
  • Última modificação 28/07/2016 às 10:35
Colleges and Institutes Canada
Crédito: Divulgação

A Coordenação Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (CENID-RI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) torna público o resultado das dez bolsas de estudo adicionais oferecidas pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) referentes à Chamada Pública CONIF/AI nº 01/2016, de 20/05/16, que objetivou selecionar estudantes da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para intercâmbio no Canadá pelo prazo de 16 meses.

O aluno Matheus Lazarin, do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, foi selecionado.

O estudante receberá bolsa de estudo, financiada pelo CICan, para cobrir despesas com testes de idiomas, mensalidades e com viagem de ida e volta. Também será contemplado com subsídio para material de estudo, auxílio financeiro para instalar-se no país de destino, subsídio mensal e seguro-saúde emergencial durante o período de estudos no Canadá.

Em contato com a Coordenação Geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, o aluno deu seu depoimento acerca de sua trajetória estudantil: "entre idas e vindas, morei a maior parte da minha vida em Vilhena, Rondônia. Sempre estudei em escola pública, porém em 2011, no 3º ano do ensino médio eu consegui uma bolsa de estudos no Colégio Sírio-Libanês, que utilizava o método de ensino do Colégio Objetivo. Em julho de 2011, minha mãe veio trabalhar aqui em Uberaba, portanto, viemos com ela, eu e minha irmã. Terminei meu ensino médio na Escola Castelo Branco. Depois fiz quase 3 semestres de Engenharia da Computação na Uniube. Não satisfeito, fiz o ENEM e passei para Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFTM, curso que estou matriculado atualmente.Quanto ao inglês, aprendi toda a base no CCAA de Vilhena, fiz 3 anos de curso lá. Mas o que realmente foi um diferencial foi não ter parado de estudar após a saída do curso, eu continuei praticando, sempre assistindo séries e filmes em inglês, escutando músicas, lendo livros e reportagens. Esse foi o real aprendizado.Tudo isso me levou a passar nessa bolsa de estudos para o Canadá e sou extremamente grato, principalmente à minha mãe, por todo esforço e cuidado que sempre teve."

O CENID-RI esclarece que a inicitaiva de conceder dez bolsas de estudo adicionais foi do CICan e que somente concorreram a elas os estudantes que já haviam se inscrito para o processo seletivo. Além disso, o setor aproveitou o momento para recomendar aos alunos do IFTM que busquem seu aperfeiçoamento na língua estrangeira e no seu currículo.

Mais informações: CENID-RI na Reitoria do IFTM, de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h ou pelo telefone (34)3326-1141                                              selecaointernacional@iftm.edu.br