Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Alunos do IFTM Campus Uberaba definem o que é ser um estudante

Alunos do IFTM Campus Uberaba definem o que é ser um estudante

A data é comemorada desde 1297

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 11/08/2016 às 17:04
  • Última modificação 11/08/2016 às 17:10
"Ser estudante é garantir seu futuro. É estudar e estudar e estudar" João Vitor Alves
Crédito: Divulgação

Resolvemos perguntar aos estudantes do IFTM Campus Uberaba o que é ser um estudante e, recebemos várias respostas algumas já publicadas na página do campus no Facebook.

A ideia surgiu em parceria com a Coordenação Geral de Apoio ao Estudante (CGAE), responsável por coletar as respostas dos alunos. O intuito foi saber como os estudantes definem a si mesmos.

Otávio Echeverri do 1º C do curso técnico em Agropecuária tem a seguinte definição “Ser estudante, para mim é bem simples, pois, é aquele que estuda, aprende e cresce para que no futuro deixe sua ‘marca’ no mundo”.

“Ser estudante é receber e compartilhar conhecimentos fazendo o melhor para no futuro ajudar a sociedade”, definição de Mariana Nuccitelli Simões do 3º B do técnico em Agropecuária.

Na visão de  Ana Luiza Santos, do 1º D do curso técnico em Administração, ser estudante é “aproveitar as oportunidades que lhes são dadas para crescer tanto profissionalmente quanto espiritualmente”.

Lucas Minaré Vendramini, do 1º D do curso técnico em Administração, considera que “ser estudante é ser dedicado e organizado com seus horários e materiais”.

Todos sabem que hoje, 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante, entretanto, alguns não conhecem o significado da data que é comemorada no Brasil desde 1927.

Porém, a história começa 100 anos antes, em 1827 no Império do Brasil quando Dom Pedro I autorizou a criação de duas faculdades: a Faculdade de Direito de Olinda/PE e a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo.

Antes do decreto imperial não existia faculdades no Brasil, aquele que tivesse interesse em fazer um curso superior tinha que viajar até a Europa e voltar para o país após formado.

Cem anos depois, em 1927, Celso Gand Ley sugeriu que no dia 11 de agosto, fosse instituído o Dia do Estudante. A partir da sugestão de Gand Ley, o Dia do Advogado e o Dia do Estudante são comemorados na mesma data.

Internacionalmente, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro. A data é referência à resistência estudantil à ocupação dos exércitos nazistas na antiga Tchecoslováquia, em 1939.

Informações sobre o Dia do Estudante e outros assuntos podem ser conferidos na página do Brasil Escola.