Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Alunos visitam setor de arquivos do campus Uberaba

Alunos visitam setor de arquivos do campus Uberaba

A visita aconteceu em 23 de agosto

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 24/08/2016 às 16:05
  • Última modificação 25/08/2016 às 14:41
Visita Técnica
Crédito: Institucional

Foi realizada no dia 23 de agosto de 2016, visita técnica dos alunos do segundo ano do curso técnico em Administração ao Setor de Arquivos do Campus Uberaba. Os alunos puderam conhecer "in loco", as técnicas que envolvem a Gestão de Documentos das atividades-meio e finalísticas do IFTM. Foram apresentados documentos que pertencem ao arquivo histórico da instituição, desde a época da Escola de Economia Rural Doméstica, na década de 1950. A iniciativa faz parte das atividades da disciplina: Gestão da Informação, Documentação e Arquivística ministrada pela professora Luna Marquez Ferolla.

Conforme o servidor público e técnico em arquivo Juno Alexandre Vieira Carneiro, "o Setor de Arquivos do Campus Uberaba encontra-se de portas abertas para receber alunos, professores, servidores, pesquisadores e o público externo. Pretendemos estreitar os vínculos com as ações e projetos das áreas de ensino, pesquisa e extensão, pois os arquivos produzidos e acumulados são fontes importantes para o conhecimento da trajetória institucional do IFTM. Para além das necessidades imediatas da administração, os documentos de arquivo contém indícios da memória coletiva do IFTM registrada em diversos suportes materiais da informação"..

Para a professora, "a visita técnica ao arquivo do IFTM Campus Uberaba foi extremamente proveitosa, especialmente pelo acompanhamento do arquivista Juno Vieira, que conseguiu envolver os alunos, mostrando a importância do trabalho que realiza. Foi muito interessante acompanhar esse trabalho inicial de diagnóstico e planejamento de gestão documental no Campus. Para os alunos foi possível verificar na prática os desafios enfrentados no trabalho de organização de mais de 60 anos de arquivos de diversos tipos e setores. Eles puderam ouvir os termos aprendidos em sala sendo utilizados na fala do Juno, observar de perto alguns problemas decorrentes de arquivamento inadequado e conhecer um pouco da história da Instituição que frequentam. Com certeza iremos repetir a dose com as próximas turmas. Poder vivenciar aquilo que se estuda é sempre enriquecedor".