Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Mestrado em Educação Tecnológica realiza aula inaugural

Mestrado em Educação Tecnológica realiza aula inaugural

A aula aconteceu no dia 25 de agosto

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 29/08/2016 às 22:08
  • Última modificação 29/08/2016 às 15:11
Equipe do Mestrado em Educação
Crédito: Welisson Marques

No dia 25 de agosto de 2016 foi realizada a Aula Inaugural da 3ª Turma do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Campus Uberaba no auditório da unidade II do campus UPT.

A aula foi aberta pelo coordenador do curso, o professor Welisson Marques, o qual deu as boas vindas, passou orientações gerais de ordem institucional e acadêmica e ressaltou a expectativa que o campus tem com os ingressantes, em especial, considerando a grande concorrência que marcou a seleção dos novos alunos. Em seguida, o diretor-geral do campus Uberaba, Rodrigo Afonso Leitão, também deu as boas vindas aos alunos e informou sobre a importância do Mestrado para o Instituto e para a comunidade de um modo geral.

Em seguida, a convidada externa, a professora doutora Sueli Teresinha de Abreu Bernardes, do Programa de Pós-Graduação em Educação (Cursos de Mestrado e Doutorado) da Universidade de Uberaba palestrou sobre os Desafios contemporâneos da Educação. Sua fala, pautada em Martin Buber, voltou-se para as relações humanas no cenário de pesquisa. Na sequência, o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, e também professor do Programa, Humberto Marcondes Estevam, tratou dos Desafios da educação tecnológica na atualidade.

No período da tarde, várias palestras foram proferidas por professores do Programa. Geraldo Gonçalves Lima explicitou sobre “O que é o Mestrado e o que se espera do mestrando em educação”. Nesse sentido, apresentou a legislação que ampara o Mestrado Profissional no Brasil e quais exigências e perfil são esperados do mestrando da área. Na sequência, o Luciano Marcos Curi tratou sobre “Ética na pesquisa em educação (tecnológica)”. Sua fala foi voltada para a postura do pesquisador diante de seu objeto e, também, informantes que fornecerão os dados para análise.

Anderson Clayton Brettas discorreu sobre “Pesquisa e Publicações em nível de Pós-graduação”. Nesse ponto, explicou um pouco sobre o funcionamento da indexação Qualis e apresentou como o aluno pode selecionar diferentes periódicos para submissão de seus escritos. Hugo Leonardo apresentou o colóquio: “O uso de tecnologias e pesquisas em educação tecnológica – Onde estamos e aonde vamos?”, demonstrando algumas tendências de pesquisa na área de educação tecnológica para os próximos anos. Ao final, os novos discentes tiveram um momento de encontro com seus orientadores.

Participaram também da Reunião os professores Ednaldo Coutinho, Otaviano Pereira Paula Nakamoto.

Para o Professor Welisson Marques a aula foi um marco para o curso uma vez que possibilitou aos novos alunos (e também novos pesquisadores) conhecerem um pouco sobre o IFTM, em especial sobre o Campus Uberaba, seus cursos, os docentes do Programa e também vários procedimentos, exigências e postura que se espera de um aluno em nível de Mestrado.