Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > 15 anos do Projeto Fazenda Escola

15 anos do Projeto Fazenda Escola

Durante o CAMARU 2016, a Fazendinha foi sucesso!

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 12/09/2016 às 09:43
  • Última modificação 12/09/2016 às 09:55
Projeto Fazenda Escola no Camaru
Crédito: Welber Moitinho

15 anos do Projeto Fazenda Escola!

O projeto social Fazenda Escola, conhecido como "Fazendinha Camaru" foi realizado durante a 53ª Exposição Agropecuária de Uberlândia. Em sua 15ª edição, o projeto recebeu mais de 10 mil crianças de escolas públicas e particulares de Uberlândia e região. Além disso, em dias de visitação aberta ao público em geral, projeto foi visitado por mais de 120 mil pessoas.

Durante a visitação gratuita, as crianças participam de uma aula diferente em uma fazenda modelo montada no Parque de Exposições com mini animais (bovinos, equinos, muares e caprinos) e estandes expositivos das cadeias produtivas de diversos alimentos comuns à rotina alimentar diária das crianças como leite, carne e hortaliças.

O destaque deste ano foi um teatro educativo, organizado pelo NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Uberlândia, que abordou de forma criativa o tema diversidade e o combate ao bullying, usando o próprio ambiente da sala de aula como contexto e cenário.

Coordenado pelo servidor Welber Moitinho, o projeto tem o objetivo de criar consumidores conscientes, oportunizando as crianças descobrirem a origem dos alimentos que consomem no dia a dia, como eles são produzidos, armazenados e processados, promovendo a valorização de todos envolvidos no processo produtivo.

O Projeto Fazenda Escola é uma iniciativa do Sindicato Rural de Uberlândia (SRU) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) e esteve aberto ao público todos os dias, durante a realização da feira. Para os estudantes de escolas públicas e particulares, a visitação ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto, 1, 2, 5 e 6 de setembro, e foram guiadas por 60 alunos do Campus Uberlândia.

Texto do servidor Welber Moitinho