Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patrocínio > Últimas Notícias > Campus Patrocínio promove ações da Campanha Setembro Azul

Campus Patrocínio promove ações da Campanha Setembro Azul

Campanha busca valorizar as comunidades surdas do Brasil e a luta pelos direitos

• Por IFTM Campus Patrocínio
  • Publicado em 21/09/2016 às 12:22
  • Última modificação 21/09/2016 às 12:31
Alunos do IFTM Campus Patrocínio participam de palestra sobre a cultura surda.
Crédito: Camila Giordani

O Setembro Azul é uma campanha de valorização das comunidades surdas do Brasil. Neste mês é feita menção às lutas e às conquistas dos surdos no que se refere aos seus direitos linguísticos e culturais.

Atualmente a Comunidade Surda Brasileira conquistou o direito de se comunicar por intermédio da LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais. Seu reconhecimento se deu pela Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e pelo Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005.

A cor azul foi escolhida por representar a Luta e o Orgulho Surdo, também para lembrar a todas as pessoas surdas que morreram durante a Segunda Guerra Mundial. Elas tinham em seus braços uma fita azul que as identificavam como surdos.

No dia 26 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Surdo, data que coincide com a fundação do INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos. Esta instituição é referência na área da surdez e está localizada no Rio de Janeiro. Vale lembrar também que no dia 30 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Surdo.

Pensando na importância dessas datas, o IFTM Campus Patrocínio realizou no dia 20 de setembro, no auditório do Campus, uma palestra abordando a cultura surda, suas lutas e conquistas. Serão realizadas diversas atividades como: mostras de materiais adaptados em LIBRAS e vídeos traduzidos na Língua Brasileira de Sinais.

Durante o mês de setembro, os servidores e alunos do IFTM Campus Patrocínio usarão a fita azul para simbolizar a luta das Comunidades Surdas do Brasil.