Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > IFTM Campus Uberaba recebe evento internacional sobre nutrição de plantas
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM Campus Uberaba recebe evento internacional sobre nutrição de plantas

O Dia do Zinco e Iodo Brasil 2016 foi realizado em parceria com a UFLA e Epamig

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 22/09/2016 às 10:24
  • Última modificação 26/09/2016 às 10:26
Atividade no Campo
Atividade no Campo
Crédito: Kelly Martins Rosa

Na primeira quinzena deste mês, o IFTM Campus Uberaba em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizou o “Dia do Zinco e Iodo Brasil 2016”.

O Zinc Day + Iodine é um evento que contribui para as missões e objetivos do projeto HarvestZinc Fertilizer, cujo objetivo é discutir a biofortificação de plantas. A biofortificação tem a função de adicionar às plantas nutrientes essenciais para melhor nutrição das pessoas.

Durante o evento foram realizadas palestras, mesa-redonda e dia de campo, com a participação de especialistas da área da agronomia reconhecidos mundialmente, além de instituições como a UFLA, Embrapa e Universidade de Sabanci (Turquia)

“O evento representa muito para o IFTM Campus Uberaba, devido ao tema, algo novo e muito importante para a sociedade - biofortificação. Além disso, foi possível fazer contatos e estabelecer novas parcerias com os envolvidos, UFLA, Embrapa e Universidade de Sabanci (Turquia), o que amplia ainda mais nossa participação em pesquisas e também ações extensionistas”, comenta Daniel Rufino Amaral, um dos organizadores do evento.

“Este foi um evento importante que contribuiu para as missões e objetivos do projeto HarvestZinc Fertilizer, sendo um fórum muito útil para agricultores, agrônomos e demais interessados no papel dos nutrientes na agricultura e na saúde humana. Teve como objetivo fornecer informações primordiais para o desenvolvimento das ações do programa e das pesquisas envolvendo várias empresas e instituições de ensino”, explicou Márcio José de Santana, também um dos organizadores do evento.

 

Jeferson Silva, participante, nos contou que “foi um evento voltado a apresentação de resultados e debates para produtores, técnicos e estudantes da área. Mesmo sendo um estudante de graduação o evento pode proporcionar conhecimento e despertar para novas buscas”.

O primeiro evento foi realizado na China, em maio de 2011, com um público de 235 participantes. Diferentes países já sediaram Zinc Days (Índia, Tailândia, Paquistão, México, Zâmbia e Turquia), abrangendo audiências que variaram entre 160 a 4000 participantes.

No Brasil, o primeiro Brazilian Zinc Day foi realizado e organizado pelo Instituto Agronômico de Campinas, na cidade de Campinas (SP), em dezembro de 2011, com a participação de 185 inscritos.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página