Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Inscrições abertas para oficinas de dança e teatro do Campus Uberaba

Inscrições abertas para oficinas de dança e teatro do Campus Uberaba

Interessados devem se inscrever até o dia 5 de outubro

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 29/09/2016 às 10:55
  • Última modificação 30/09/2016 às 14:02

Estão abertas até o dia 5 de outubro as inscrições para oficinas de dança e teatro do IFTM Campus Uberaba, por meio do “Projeto Escola de Artes”.

As inscrições que são gratuitas devem ser feitas encaminhadas para os e-mails maicon.rubao@gmail.com e ovatsuggustavo1@hotmail.com, para teatro e dança, respectivamente.

Os interessados, alunos, servidores do IFTM e comunidade externa, ao se inscreverem devem informar os seguintes dados: nome completo; endereço; idade; CPF; RG; telefone para contato e e-mail.

Para o teatro a idade mínima é 14 anos e máxima de 35 anos, já para a oficina de dança podem participar público de qualquer idade.

As oficinas serão ministradas pelos alunos do 7º período do curso de Licenciatura em Química Gustavo Henrique Costa da Silva (Dança) e Maicon Rubens Barone Pereira da Silva (Teatro), os estudantes contarão com o apoio da professora de Artes Glenda Maíra Silva que também ministrará oficina de técnicas vocais.

Djanria Oliveira, coordenadora do Projeto, explica que “o teatro e a dança na escola exercem um papel fundamental na vida de todos. O teatro é uma atividade que promove o desenvolvimento integral de qualquer indivíduo, amplia o conhecimento, a sensibilidade e a tolerância entre as pessoas de modo geral e, especificamente, no caso da escola, entre os membros da comunidade escolar”.

“Quanto à dança, entendo como uma forma de conhecimento que envolve a intuição, a emoção, a imaginação, a capacidade de comunicação. Envolve o uso da memória, da interpretação, da análise, da síntese e da avaliação crítica. A dança é uma arte que enquanto linguagem favorece a expressão, a consciência do corpo, o conhecimento de si e do meio, possibilitando descobertas, a sensibilidade, a emoção envolvendo símbolos. Por estar presente em todas as culturas é uma fonte de informação e formação do ser humano”, completa Djanira.

Além de Djanira Oliveira ouvimos os instrutores das oficinas, leiam seus depoimentos.

“O principal objetivo das oficinas é trazer conhecimentos das artes cênicas para alunos e comunidade externa, por meio de dinâmicas que colocam o aluno em ação, com atuação em peças. O escritor Luiz Paixão traz a reflexão que o teatro é veículo de comunicação e entendimento entre os homens, e uma maneira de entender e externar suas emoções. E que o teatro não promove a transformação social, mas transforma o homem que é o agente da transformação social e política. Os alunos buscam no teatro, principalmente melhorias na comunicação, como se expressar melhor e diminuir a timidez. Muitos alunos sabem cantar e dançar, isso contribui para que todos juntos, em equipe, cada um contribua com seu talento, ao trabalhar com criação e desenvolvimento de ideias utilizando de metodologias e bons princípios”. Maicon Rubens Barone Pereira da Silva (Teatro).

“O Projeto Escola de Artes é algo fundamental em uma instituição de ensino, pois, divulga a face artística dos alunos e servidores, fazendo com que os mesmos se integrem cada vez mais. Logo, a oficina de dança tem como objetivo trabalhar o lado artístico-cultural dos alunos e servidores do IFTM Campus Uberaba e membros da comunidade externa”. Gustavo Henrique Costa da Silva (Dança).