Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas realiza primeira reunião

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas realiza primeira reunião

Dia da Consciência Negra foi um dos temas tratados

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 03/10/2016 às 15:24
  • Última modificação 03/10/2016 às 15:26
Grupo de trabalho reunido durante primeira reunião do Neabi
Crédito: Cláudia Vicente

Membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi) do IFTM Campus Uberaba estiveram reunidos em sua primeira reunião na tarde da última sexta-feira, 30 de setembro, para tratar de temas diversos, entre eles o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro.

A reunião iniciou com a fala do presidente, o professor Wellington José Custódio, que desejou boas-vindas aos participantes e falou na  necessidade do Núcleo em desenvolver ações de integração entre a Instituição e sociedade no que diz respeito a assuntos afro e indígena.

O primeiro momento foi a escolha da vice-presidência que ficará a cargo de Maria Djanira Oliveira, técnica em assuntos educacionais. Além, Eleni de Oliveira, técnica em Libras, foi nomeada como secretária do Neabi.

Os participantes falaram a respeito de suas experiências em relação às culturas afro e indígena e das atividades que já realizaram nestes dois segmentos.

“Por muito tempo coronéis mandaram o que abafou um pouco as manifestações afro. O que falta muito é o contato com as pessoas que desenvolvem atividades em suas regiões. O diálogo é importante e o Núcleo serve como ponte entre Instituto e comunidades, permitindo um intercâmbio de troca de saberes”, comentou Jaine Irene, estudante da pós-graduação do campus Uberaba em Educação Profissional e Tecnológica; participante do movimento negro; membro do Conselho Afro e presidente do Conselho de Mulheres.

Em relação ao Dia Nacional da Consciência Negra, o IFTM Campus Uberaba, desenvolverá atividades entre os dias 16 e 18 de novembro.

A programação da Semana será divulgada em breve.