Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas inscrições para processo seletivo do IFTM 2017/1

Abertas inscrições para processo seletivo do IFTM 2017/1

Inscrições vão até 17 de novembro para cursos técnicos e pós-graduação Lato Sensu

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 18/10/2016 às 13:34
  • Última modificação 18/10/2016 às 14:04
Processo Seletivo do IFTM 2017/1
Crédito: Divulgação

Estão abertas inscrições para processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) para cursos técnicos (modalidades integrado e concomitante – 1722 vagas) e pós-graduação Lato Sensu (100 vagas). Os cursos são gratuitos e têm início no primeiro semestre de 2017.

Para participar, o candidato deve acessar o site do IFTM, realizar sua inscrição até 17 de novembro e pagar taxa no valor de R$30,00 (para cursos técnicos) e de R$60,00 (para pós-graduação). O aluno poderá ainda pleitear, de acordo com edital, a isenção dessa taxa.

Os candidatos a cursos técnicos do IFTM realizarão prova objetiva no dia 4 de dezembro. Já os inscritos para pós-graduação deverão entregar documentos, conforme exigido em edital, para análise de Comissão Examinadora.

Das vagas ofertadas para cursos técnicos, o IFTM disponibiliza 60% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas, considerando a renda familiar bruta mensal per capita e a autodeclaração étnica; 35% para ampla concorrência; e 5% para pessoas com deficiência.

O IFTM oferece também o Programa de Inclusão Social, no qual candidatos oriundos de escola rural e candidatos residentes até o raio de 100 km do campus escolhido para estudar poderão obter bônus de até 30% em sua pontuação.

No processo seletivo de 2017/1, o IFTM também oferta 760 vagas para graduação. Os interessados deverão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecem nos dias 5 e 6 de novembro,  e posteriormente,  proceder à inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Vagas para o Centro de Idiomas do IFTM também serão disponibilizadas para línguas estrangeiras. O edital será publicado em novembro.

Para mais informações, clique para acessar os editais na página do processo seletivo.