Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Núcleo de Apoio à Agricultura Familiar do IFTM auxilia produtores rurais da Comunidade de São Basílio
Início do conteúdo da página
Notícias

Núcleo de Apoio à Agricultura Familiar do IFTM auxilia produtores rurais da Comunidade de São Basílio

As plantações foram perdidas no início do mês devido chuva de granizo

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 31/10/2016 às 22:00
  • Última modificação 31/10/2016 às 22:08
No total 31 famílias foram atendidas
No total 31 famílias foram atendidas
Crédito: Sebastião Santos/PMU - Site G1

Os produtores rurais da comunidade de São Basílio passaram por enorme transtorno no início deste mês (3), quando uma chuva de granizo atingiu a região provocando estragos nas plantações do local.

O trabalho de meses, perdido em questão de minutos, só foi possível recomeçar com o auxílio do Núcleo de Apoio à Agricultura Familiar (NAAF) do IFTM Campus Uberaba, da Secretaria Municipal de Agricultura e do vereador Franco Cartafina.

A ideia partiu da professora do campus Uberaba Miriam Silvania de Sousa que já desenvolve ações junto à comunidade São Basílio.

Miriam conta que solicitou ajuda do vereador Franco Cartafina que lançou uma campanha solidária nas redes sociais conseguindo doações que somadas a outras de grupos de amigos permitiram comprar mudas de diferentes olerículas.

“Foram beneficiados 23 agricultores familiares mais carentes cadastrados pela Associação dos Moradores de São Basílio. Além destes, outros 8 não cadastrados que estavam presentes também foram beneficiados”, conta.

“Lembramos que o recomeço só foi possível graças a ação efetiva da Secretaria Municipal de Agricultura, que que cedeu os tratores para refazer os canteiros; ao IFTM Campus Uberaba que doou adubo e se faz sempre presente mantendo uma parceria com a referida Secretária, desenvolvendo projetos e levando à comunidade cursos e palestras nas mais diferentes áreas de produção e ao vereador Franco Cartafina que com a doação das mudas permitiu um recomeço que com certeza será muito produtivo”, explica Miriam.

As ações do NAAF serão ainda intensificadas por meio de projetos já em andamento e outros que serão ainda iniciados.

O Núcleo realiza trabalho constante na busca de soluções para a agricultura familiar e ações para a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar. “Tudo isso em conexão com o desenvolvimento educacional de nossos alunos no contexto do atendimento e exercício das ações centradas na responsabilidade social. Por fim, vale ressaltar que todas essas ações e iniciativas estão alicerçadas em projetos de extensão aprovados e em curso”, finaliza a professora.

Os produtores rurais ainda participaram de palestra sobre “Planejamento em plantações de unidades produtoras de hortaliças”, ministrada pelo professor Hamilton César de Oliveira Charlo.

Além do IFTM Campus Uberaba/NAAF, do secretário municipal de agricultura José Geraldo Borges Celani e do vereador Franco Cartafina, alunas do curso de Engenharia Agronômica estiveram envolvidas.

Leia matéria publicada no G1.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página