Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Realizada palestra sobre Foucault e os estudos de gênero e sexualidade

Realizada palestra sobre Foucault e os estudos de gênero e sexualidade

Preleção do professor Welson Barbosa Santos

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 24/11/2016 às 09:05
  • Última modificação 24/11/2016 às 09:07
Palestra sobre Foucault e os estudos de gênero e sexualidade
Crédito: Amabile Alves de Sousa

Aconteceu no dia 21 de novembro, a palestra intitulada “Foucault e os estudos de gênero e sexualidade, tendo a adolescência e o suicídio como referência”, prelecionada pelo professor Welson Barbosa Santos.

O evento objetivou oportunizar aos alunos da pós-graduação, licenciados e comunidade acadêmica a discussão acerca da temática de gênero e sexualidade, em uma perspectiva teórica, prática e científica, com vistas a corroborar a formação do professor licenciando e licenciado, no tocante à questão foucaultiana no campo do gênero e sexualidade.

A palestra teve início com a apresentação da problemática que envolve a teoria de Michel Foucault. Para tanto, destacou-se que o melhor caminho é a superação de "monstros secretos e feridas clandestinas" que habitam cada um de nós. Em seguida, discutiu-se sobre as produções de verdades, diferenças conceituais entre gênero e sexualidade e as verdades aceitas socialmente, dentre outros.

A professora Juliene Silva Vasconcelos destaca o envolvimento dos estudantes do curso de especialização em Educação Profissional e Tecnológica Aplicada à Gestão de Programas e Projetos de Aprendizagem, especialmente Amabile Alves de Sousa, Cléo Rezende Macêdo de Oliveira, Karolina Andrade de Oliveira e Michael Luciano das Graças Silva, ressaltando a indicação do palestrante e articulação para que o evento pudesse ocorrer. “Foi uma excelente oportunidade de aprendizado”, ressalta a professora.

A estudante Cléo Rezende Macêdo de Oliveira agradece a participação dos presentes na palestra, salientando que o intuito da organização do evento foi no sentido de se presentear o grupo de estudantes e professores com a importante fala e a presença do professor Santos.

No mesmo sentido, Eliane Maria de Assis Alves evidencia a importância do evento: “que palestra produtiva, informativa, uma lição e reflexão: o ser humano complexo em suas relações. Cresci muito! Parabéns quarteto por proporcionar mais um aprendizado! O Palestrante sem palavras pra defini-lo realmente nos levou a uma autocrítica”.