Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Alunos do Campus Uberlândia realizam treinamento em Nematologia na Embrapa Hotaliças

Durante o treinamento foram abordados os principais gêneros de nematoides que ocorrem em olerícolas.

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 28/11/2016 às 10:10
  • Última modificação 28/11/2016 às 10:26
Casa de vegetação da Embrapa Hortaliças onde são realizadas as pesquisas com fitonematoides em plantas olerícolas
Crédito: Profº Igor S. Pereira

Os alunos do 6º período da Eng. Agronômica realizaram, no dia 25 de novembro, treinamento em Nematologia na Embrapa Hortaliças em Brasília-DF, orientados pelo Prof. Igor S Pereira. Esse treinamento foi conduzido pelo Nematologista da Embrapa, Dr. Jadir Borges Pinheiro e sua equipe técnica.

Durante o treinamento foram abordados os principais gêneros de nematoides que ocorrem em olerícolas, sobretudo sobre os gêneros Meloidogyne, Pratylenchus e Ditylenchus. Os estudantes visitaram as instalações onde são realizadas as atividades dessa área, como a identificação dos nematoides que ocorrem no país e que são estudadas pelo pesquisador.

A nematologia, segundo o Dr. Jadir B. Pinheiro, carece de treinamentos desse tipo, sendo poucos os pesquisadores que se dedicam exclusivamente aos nematoides que ocorrem em plantas no país. Diariamente a Embrapa recebe produtores de todas as partes do país com dúvidas sobre os problemas causados por esses fitopatógenos. A preocupação tem aumentado na medida em que o agricultor reconhece que os nematoides podem inviabilizar a produção econômica de algumas culturas.

No IFTM – Campus Uberlândia a disciplina de Acarologia e Nematologia Agrícola vem recebendo o auxílio da Profa. Maria Amélia dos Santos, Fitonematologista da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e responsável pelo Laboratório de Nematologia da Ufu.