Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Alunos do Campus Uberlândia realizam treinamento em Nematologia na Embrapa Hotaliças
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos do Campus Uberlândia realizam treinamento em Nematologia na Embrapa Hotaliças

Durante o treinamento foram abordados os principais gêneros de nematoides que ocorrem em olerícolas.

  • Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 28/11/2016 às 10:10
  • Última modificação 28/11/2016 às 10:26
Casa de vegetação da Embrapa Hortaliças onde são realizadas as pesquisas com fitonematoides em plantas olerícolas
Casa de vegetação da Embrapa Hortaliças onde são realizadas as pesquisas com fitonematoides em plantas olerícolas
Crédito: Profº Igor S. Pereira

Os alunos do 6º período da Eng. Agronômica realizaram, no dia 25 de novembro, treinamento em Nematologia na Embrapa Hortaliças em Brasília-DF, orientados pelo Prof. Igor S Pereira. Esse treinamento foi conduzido pelo Nematologista da Embrapa, Dr. Jadir Borges Pinheiro e sua equipe técnica.

Durante o treinamento foram abordados os principais gêneros de nematoides que ocorrem em olerícolas, sobretudo sobre os gêneros Meloidogyne, Pratylenchus e Ditylenchus. Os estudantes visitaram as instalações onde são realizadas as atividades dessa área, como a identificação dos nematoides que ocorrem no país e que são estudadas pelo pesquisador.

A nematologia, segundo o Dr. Jadir B. Pinheiro, carece de treinamentos desse tipo, sendo poucos os pesquisadores que se dedicam exclusivamente aos nematoides que ocorrem em plantas no país. Diariamente a Embrapa recebe produtores de todas as partes do país com dúvidas sobre os problemas causados por esses fitopatógenos. A preocupação tem aumentado na medida em que o agricultor reconhece que os nematoides podem inviabilizar a produção econômica de algumas culturas.

No IFTM – Campus Uberlândia a disciplina de Acarologia e Nematologia Agrícola vem recebendo o auxílio da Profa. Maria Amélia dos Santos, Fitonematologista da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e responsável pelo Laboratório de Nematologia da Ufu.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página