Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do Curso de Aperfeiçoamento “Didática aplicada à Educação Profissional e Tecnológica” aconteceu ontem

Evento ocorreu no Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e contou com a presença de docentes de vários campi do IFTM

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 02/12/2016 às 10:38
  • Última modificação 05/12/2016 às 10:03
Abertura do Curso de Aperfeiçoamento
Abertura do Curso de Aperfeiçoamento "Didática aplicada à Educação Profissional e Tecnológica" realizada ontem (01/12) no Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

Abertura do Curso de Aperfeiçoamento “Didática aplicada à Educação Profissional e Tecnológica” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) aconteceu ontem (01/12) à tarde, no Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, e contou com a presença de docentes de vários campi do IFTM.

O pró-reitor de Extensão do IFTM, Prof.Dr. Eurípedes Ronaldo Ananias, na ocasião representando o reitor, Prof.Dr. Roberto Gil Rodrigues Almeida, fez o pronunciamento inicial, agradecendo toda a equipe que trabalhou e organizou o curso. “Proporcionar esse curso de aperfeiçoamento é o primeiro sinal da compreensão que temos da importância da reflexão cotidiana sobre nossos processos de ensino-aprendizagem”. Destacou também seu objetivo, que é “aperfeiçoar e inovar processos didáticos em consonância, por exemplo, com as estruturas, as políticas e as diretrizes do IFTM. Para isso, serão utilizadas interdisciplinaridade, contextualização e flexibilização”. Finalizou seu discurso afirmando que “o IFTM deve formar o aluno para além do perfil técnico e científico; o Instituto deve ser visto como um instrumento de promoção do desenvolvimento humano, formando pessoas para o mundo do trabalho e para a vida”.

Para o reitor, Prof. Dr. Roberto Gil, o curso “Didática aplicada à Educação Profissional e Tecnológica”, é “relevante, pois é uma oportunidade de reflexão e revisão acerca dos processos ensino-aprendizagem no âmbito do IFTM, com a perspectiva de aperfeiçoá-los e inová-los, o que certamente implicará na melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos por nós”.

O curso de aperfeiçoamento é coordenado pela Profª. Drª. Elisa Antônia Ribeiro, atual coordenadora geral de ensino do IFTM, e tem o apoio da técnica em assuntos educacionais, Liciane Mateus da Silva. É semi-presencial e organizado em módulos por meio de núcleo contextual, estrutural e integrador, perfazendo o total de 264 horas, sendo 80 horas destinadas a projetos de aplicação pedagógica. Participam 54 docentes do IFTM, selecionados de acordo com percentual de professores em estágio probatório dos campi da instituição.

Mais informações no anexo.