Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Recursos para construção de miniabatedouro no São Basílio foram liberados

Recursos para construção de miniabatedouro no São Basílio foram liberados

O IFTM Campus Uberaba já promoveu vários cursos e treinamentos

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 20/01/2017 às 11:05
  • Última modificação 20/01/2017 às 11:07

Os recursos para a construção de um miniabatedouro para frangos na comunidade de São Basílio, na zona rural de Uberaba, foram liberados para a Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio. Estão disponibilizados em caixa recursos na ordem de R$ 400 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Adelmo Leão. A prefeitura deverá depositar a contrapartida de aproximadamente R$ 6.500.

Com o dinheiro na conta, a secretaria poderá iniciar o processo de licitação para a execução da obra. Todo o orçamento inclui, além da construção da instalação, com reservatório de 5 mil litros, o cercamento e piso externo, a construção de um poço artesiano e a compra dos equipamentos para pleno funcionamento do abatedouro. Também serão adquiridos dois veículos que farão o transporte de toda a produção até os compradores.

A construção do miniabatedouro está entre os projetos prioritários da Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio, definidos pelo prefeito Paulo Piau. “O estímulo ao desenvolvimento deve acontecer em todos os níveis e segmentos. Este projeto trará oportunidade para a comunidade São Basílio, proporcionando renda às famílias que ali estão. A Sagri fará o acompanhamento devido, mas são eles que estarão a frente”, destacou o secretário interino de Desenvolvimento do Agronegócio, José Renato Gomes.

O miniabatedouro deverá atender a comunidade de São Basílio e os criadores de frango da região, uma vez que a instalação precisará de volume, padronização e escala. A comunidade fará a administração da instalação por meio de uma associação. A secretaria vem promovendo cursos de capacitação para os agricultores de São Basílio para que eles já comecem a se adequar ao sistema de produção de um abatedouro. Já foram promovidos cursos e treinamentos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM.

“Todos os responsáveis pela produção terão que atender as normas sanitárias que a lei determina, desde a criação das aves até o abate, e por fim, a comercialização. Esse é um projeto que desde o início visa a fomentar a produção do frango caipira em larga escala, de forma a aproveitar a vocação dos produtores de São Basílio”, destaca o zootecnista da Sagri, responsável pelo projeto, José Geraldo Celani, que enquanto foi secretário da pasta atuou na remodelação do projeto para atender as necessidades da comunidade dentro dos recursos que foram conquistados.

A carne produzida pela mini-indústria terá o carimbo do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), e através desse registro o abatedouro estará apto a fornecer o produto para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e também para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Fonte: Jornal de Uberaba