Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > IFTM sedia Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando

IFTM sedia Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando

Evento ocorrido no campus Uberaba contou com a presença de pecuaristas, pesquisadores e estudantes

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 24/04/2017 às 11:05
  • Última modificação 24/04/2017 às 10:50
Participantes do evento
Crédito: Rodrigo Leitão

Com a expectativa de ampliar o uso da inseminação artificial na pecuária leiteira este ano, o mercado de genética está de olho em touros jovens que começam a ter suas qualidades testadas. Na raça Girolando, que é responsável por 80% da produção de leite no país, 40 novos reprodutores acabam de ser aprovados na 5ª Prova de Pré-Seleção para o Teste de Progênie. Eles devem integrar em breve os catálogos das principais centrais de inseminação do Brasil e ter sêmen comercializado no mercado.

Esses animais passaram nos últimos meses por várias avaliações, dentre elas de temperamento, morfologia e fertilidade, e agora seguem para uma próxima etapa de verificação de seu potencial genético: o 19 º Grupo do Teste de Progênie, considerado a melhor forma de conhecer o valor genético de um reprodutor para produção de leite.

O anúncio dos animais selecionados foi feito no 2º Dia de Campo do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMMG) realizado na última terça-feira, 18 de abril no Centro de Performance Girolando localizado no IFTM Campus Uberaba.

O touro Girolando Grau de Sangue ¾ “Uruk-Hai do IFTM” foi aprovado em 12º lugar no Índice Final de Classificação de Touros (IFCT) e em 16º no Índice de Temperamento (ITEMP).

Durante o evento, o diretor-geral Rodrigo Afonso Leitão e os professores Dawson José Guimarães Faria e Cléber Barbosa de Oliveira ministraram a palestra “O IFTM como parceiro: desenvolvendo tecnologias”.

Segundo Leitão, o resultado foi bastante significativo para o campus. “É nossa instituição interagindo concretamente com a sociedade e, o mais importante com a participação dos alunos vivenciando a integração ensino-pesquisa-extensão. Isto é busca pela excelência acadêmica”.

“Destaco que os servidores são significantes para nosso avanço. Parabéns aos envolvidos, mais resultados exitosos virão”, finalizou.

Vários dados coletados durante os três meses da prova estão sendo utilizados para gerar pesquisas importantes para a evolução da raça. As análises de temperamento animal, por exemplo, são fundamentais para auxiliar o pecuarista a formar um rebanho de fácil manejo, garantindo não só o bem-estar do plantel, mas também dos profissionais que trabalham diretamente na lida do gado.

Uma novidade desta edição da Prova de Pré-Seleção foi a genotipagem de todos os touros participantes. Os dados referentes ao DNA dos animais serão incorporados ao Projeto Genoma da Raça Girolando. A seleção genômica é uma tecnologia que permite acelerar o melhoramento genético dos rebanhos bovinos e foi incorporada recentemente ao PMGG. .

Com adaptações.

Leia a notícia na íntegra na página do Girolando.