Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Dia do Zootecnista é comemorado no IFTM Campus Uberaba com a realização da Semana do Curso

Curso de Zootecnia da instituição faz 10 anos

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 12/05/2017 às 21:55
  • Última modificação 12/05/2017 às 21:39
"Parabenizo todos os profissionais da área pelo excelente trabalho", finaliza Leitão
Crédito: Arquivo institucional

Entre os dia 8 e 12 de maio, estudantes e profissionais da área zootécnica estiveram reunidos no IFTM Campus Uberaba participando da VII Semana da Zootecnia, a SeZoo.

Foram realizadas as seguintes palestras: - Integração Lavoura Pecuária e Floresta; Zootecnia de Precisão; Bem-estar em Animal de Produção; Biotecnologia na Reprodução; Manejo de Pastagens; Suplementação de Bezerros na Recria e Nutrição de Animais Silvestres.

Além dos minicursos: Software de Balanceamento de Ração; Manejo na Bubalinocultura; Vacas de Leite em Período de Transição; Verminose em Ovinos; Melhoramento Genético de Suínos; Uso de Aditivos na Dieta de Vacas Leiteiras; Gestão em Agronegócio; - Produção de Lambaris; Julgamento de Gado Zebu; Qualidade de Ovos Comerciais; Prática de Cortes e Preparo de Carnes Bovinas e Cães de Pastoreio.

As atividades da VII SeZoo foram realizadas em comemoração ao Dia do Zootecnista, comemorado amanhã, 13 de maio.

O zootecnista é o profissional responsável pelo planejamento e execução de projetos voltados para aumentar a produção animal e de alimentos, respeitando, o meio ambiente e o bem-estar animal; realização de estudos de impacto ambiental, por ocasião da implantação de sistemas de produção de animais, adotando tecnologias adequadas ao controle, ao aproveitamento e à reciclagem dos resíduos e dejetos, entre outras tantas atividades.

No cenário atual, o zootecnista trabalha dentro de contexto de desenvolvimento e avanço de pesquisas científicas e aplicados, tecnologias e instrumentos para melhoria do agronegócio brasileiro.

Rodrigo Afonso Leitão, diretor-geral do campus Uberaba, zootecnista por formação, comenta que o mercado para a área zootécnica tem se expandido no Brasil no últimos anos, principalmente nos avanços tecnológicos.

“A zootecnia é uma das áreas fundamentais para garantia da produção de alimentos de forma sustentável”, comenta.

Além da comemoração do dia do Zootecnista, os 10 anos do curso no IFTM Campus Uberaba foi comemorado durante a SeZoo.

O curso de graduação em Zootecnia considera estratégias pedagógicas que enfatizam a busca, construção e produção de conhecimento. As atividades didáticas propostas privilegiam a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, estimulando a atitude científica dos estudantes.

A profissão de zootecnista comemorou 50 anos em 2016.

Conheça o curso.