Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Realizada aula inaugural do curso de Aprendizagem Centrada nos Estudantes
Início do conteúdo da página
Notícias

Realizada aula inaugural do curso de Aprendizagem Centrada nos Estudantes

A capacitação acontece até 23 de setembro

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 30/05/2017 às 09:59
  • Última modificação 30/05/2017 às 09:56
Participantes da aula inaugural do curso de Aprendizagem Centrada nos Estudantes
Participantes da aula inaugural do curso de Aprendizagem Centrada nos Estudantes
Crédito: Bruno Garcês

Aconteceu no auditório do IFTM Campus Uberaba, no dia 25 de maio, a aula inaugural do curso de “Aprendizagem Centrada nos Estudantes” iniciativa da instituição juntamente com o Educa Hoje.

O evento, que contou com a participação professores das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino de Uberaba, além de alunos de licenciatura, profissionais da área de educação e profissionais das cidades de Araxá, Patrocínio, Campo Florido e Igarapava, foi iniciado com as apresentações cultural com a aluna da Licenciatura em Química Daiani Alves e do IFTM, seguido de uma reflexão de Rubem Alves.

Estiveram presentes o diretor-geral do campus Uberaba, o professor Rodrigo Afonso Leitão; diretor-geral do campus Uberlândia Centro, Gustavo Prado de Oliveira; Bruno Pereira Garcês, coordenador do projeto e Eduardo Jardel Veiga Gonçalves, coordenador geral de extensão.

Rodrigo ressaltou a missão dos institutos federais na formação continuada da educação básica. “Estou muito feliz em ver que mais 80% dos participantes do curso são professores das redes municipal e estadual”.

Em seguida, Gustavo Prado falou sobre a Metodologia Ativa de Ensino: Vivência de Ensino na Finlândia que mostrou algumas ferramentas tecnológicas para a educação, além de falar um pouco sobre sua experiência no país.

Após um breve intervalo, os participantes tiveram uma conversa com o Bruno Pereira Garcês sobre Aprendizagem Centrada nos Estudantes, em que foram discutidos aspectos iniciais sobre a temática e a participação especial, através de vídeo, de Sisko Mällinen, professora titular da Tampere University of Applied Sciences, Finlândia.

Além disso, foram discutidos vários aspectos sobre a Educação na Finlândia, país referência em Educação no mundo devido aos resultados do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA).

“Fico muito feliz em ver tantas pessoas que acreditam na educação buscando qualificação. Foram 350 inscritos e, infelizmente, só podemos atender 105 nesta primeira oportunidade. Mas, já adianto que em outubro abriremos novas turmas, pois enquanto houver pessoas interessadas em participar deste curso, ele será ofertado”, comentou Bruno Garcês.

Esta foi a primeira aula do curso que é dividido em três turmas com 35 participantes cada. As aulas irão de 25 de maio a 23 de setembro com duração total de 45 horas. Campus Uberaba

Participaram também como organizadores do evento as bolsistas Lauane Ferreira, Licenciatura em Ciências Biológicas e Gesiele dos Santos e os voluntários Márcio dos Santos, Daiani Alves e Wdislaine de Andrade, alunos do curso de Licenciatura em Química.

Saiba o que os participantes disseram sobre a aula inaugural

"Fiquei encantada com a aula inaugural. Quanta coisa nova. Estou super empolgada e ansiosa para conhecer essas novas tecnologias. Desde já agradeço a oportunidade e fico muito feliz em poder trocar experiência com vocês”. Camila Carolina Silva de Castro, Especialista em Educação Básica na Escola Estadual Padre Henrique Peeters - Campo Florido - MG.

“Há uma placa acima da porta de entrada da sala na casa de meus pais escrito os seguintes dizeres, ‘a bondade é o único investimento que nunca falha’. Esse foi o tamanho da minha gratidão ao assistir o investimento da aula inaugural do professor Bruno para a formação do corpo docente. Testemunhar a sensibilidade de um profissional que se dedica para o melhor no mundo é garantir a veracidade das entrelinhas de Einstein em que ‘não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor’. Obrigado Bruno, a minha qualificação traz a satisfação do meu estilo de vida”. Marcus Felipe Chagas de Azevedo - Professor de Matemática, Escola Estadual Doutor José Mendonça - Uberaba - MG



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página