Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Professor do IFTM cria jogo de empreendedorismo

Professor do IFTM cria jogo de empreendedorismo

Jogo envolve as dimensões equipe, produto, recursos, competitividade e mercado

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 01/06/2017 às 00:01
  • Última modificação 31/05/2017 às 09:53
Ao entrar no jogo, o estudante escolhe quais ações empreendedoras quer seguir
Crédito: G1 Triângulo Mineiro

Foi criado pelo professor do IFTM Campus Uberaba, Eduardo Jardel Veiga Gonçalves, o jogo “Empreendedorismo Guru” que ensina a temática de uma maneira prática.

Os estudantes assumem papel de empreendedores e trabalham em equipes para o desenvolvimento da empresa em nas dimensões equipe, produto, recursos, competitividade e mercado e, para acompanhar a evolução empresarial cada um dos grupos recebe uma ficha da startup, em que são registrados os acontecimentos durante o  jogo.

Além disso, o aluno escolhe uma classe de empreendedor - líder, visionário, guardião, estrategista ou desbravador – que será o papel desempenhado na equipe. Cada um desses perfis possui um conjunto de talentos e tem a capacidade de desenvolver de maneira dinâmica as dimensões da empresa.

Segundo Eduardo Jardel, “quando iniciei minha carreira como professor, compreendi que o desafio de formar estudantes para empreender seria muito maior do que transmitir conceitos, pois envolvia especialmente desenvolver neles novos comportamentos”.

“Como na época em que iniciei a docência eu também era sócio de uma empresa de tecnologia, pude concluir que havia aprendido a pensar e agir como empreendedor muito mais enfrentando os desafios diários do meu negócio do que nos livros que lia e referenciava sobre a temática. Percebi então que o caminho para desenvolver novos comportamentos seria proporcionar uma experiência empreendedora dinâmica aos estudantes. Com essa intenção surge a proposta de gamificação”, explica Jardel.

A gamificação está disponível no site “Empreededorismo Guru”. O jogo tem sido testado e validado há quase dois anos por turmas do ensino técnico e superiores como ferramenta para dinamizar as aulas da disciplina de empreendedorismo.

Com informações G1 Triângulo Mineiro.